Depois de escolher uma barricada de controle de multidão, aqui estão algumas dicas sobre como usar as barricadas de controle de multidão para sua melhor vantagem:
- Considere a segurança. Acima de tudo, considere a segurança física da multidão. O que acontece em caso de emergência? Você tem uma rota para veículos de emergência? Os pedestres são mantidos separados dos veículos em movimento? A segurança física da multidão deve ser sua preocupação número um.
- Piores cenários. Uma das marcas registradas de uma multidão é sua imprevisibilidade, então você quer estar preparado para os piores cenários. Sem se preocupar com desastres em potencial, considere como suas barricadas de controle de multidões funcionarão em circunstâncias imprevistas. Os pesquisadores do comportamento de multidão estudam vídeos de multidões como aqueles que se manifestaram na reunião da Organização Mundial do Comércio de 1999 em Seattle. Provavelmente, você não encontrará nada nem perto disso, mas pelo menos considere algumas possibilidades para que não seja pego de surpresa.
- Faça entradas e saídas bem sinalizadas. Se a multidão sentir que sua saída pode estar bloqueada ou que não cabe no espaço fornecido, a multidão pode começar a entrar em pânico. Suas barricadas de controle de multidão devem tornar o plano organizacional óbvio para a multidão, e os melhores sistemas são aqueles que a multidão pode seguir intuitivamente.
- Obtenha ajuda para adivinhar números. Quem quer que você compre ou alugue suas barricadas de controle de multidões deve ser capaz de ajudá-lo a avaliar quanto espaço você precisa para acomodar a multidão prevista. Você quer ter certeza de deixar espaço suficiente para que a multidão se mova, para que ela não se sinta presa.
- Use barricadas de controle de multidão para impor "justiça". Se você estiver criando uma fila, é melhor que seja uma em que as pessoas que estão na frente da fila sejam atendidas primeiro. Em nenhum caso você deseja permitir que parte da multidão entre em um evento sem esperar ou pagar a entrada. Não se esqueça de que, em uma multidão, a mentalidade de multidão prevalece: se a multidão estiver ciente de um sistema que impõe justiça, é menos provável que ela faça justiça por conta própria.
Já estive em várias multidões que ficaram fora de controle, felizmente em eventos em que a multidão era feliz o suficiente para que as consequências fossem moderadas. Por exemplo, no Festival do Cânhamo de Seattle em 2006, a multidão rompeu as barricadas de controle da multidão não por indisciplina, mas porque um espaço inadequado foi alocado. Lembre-se de que um pouco de gerenciamento de multidão ajuda muito a garantir o sucesso do seu evento. Será uma combinação de bom planejamento e barricadas de controle de multidão adequadas que garantirão o sucesso no seu grande dia!