Estratégias para combater o bullying da maneira certa
A humanidade tem sido atormentada por um problema crescente que infecta nossa sociedade há milhares de anos. Qual é esse problema? É conhecido como bullying. Os adultos têm dificuldade em lidar com essa atitude e o trauma ligado a ela por anos a fio. Na verdade, mentes criminosas são conhecidas como agressores ou vítimas de intimidação. De qualquer forma, a maioria das pessoas parece não ter todas as ferramentas necessárias para acabar com isso, e é por isso que as escolas decidiram cuidar das questões por conta própria.
Veja, os educadores acreditam que o bullying deve ser eliminado pela raiz. E pode começar já no jardim de infância. Os valentões vêm em todas as idades. Quanto mais jovem for a criança quando aprende o certo e o errado e como reagir apropriadamente a situações difíceis sem afetar os outros negativamente, maior a chance de ela não se tornar um agressor.
Mas e se você for uma criança? Aqui estão algumas estratégias para mostrar a você como lidar com os agressores quando você era criança! Antes de ler as estratégias a seguir, tenha sempre em mente que um valentão não é mais forte do que você, mas na verdade é um covarde que procura por alguém menor ou que parece mais fraco de desprezar para se sentir bem.
Mantenha-se bem! O agressor tentará de tudo para fazer você chorar ou despertar sua raiva. Mantenha o controle de suas reações. Se você der ao agressor o que ele deseja, também lhe dará poder sobre você. Ignore seus comentários, pois você sabe que são mentiras. Se sentir que precisa de ajuda para manter o controle de suas emoções, peça a alguém para acompanhá-lo quando souber que verá o agressor ou, melhor ainda, caminhe em grupo. Os agressores não têm tanta probabilidade de enfrentar mais de uma pessoa por vez, pois têm menos poder nessa situação.
Fala! Ao enfrentar um agressor, olhe-o diretamente nos olhos antes de falar! Os agressores preferem vítimas que olham para o chão, oferecendo submissão. Fale, mas não ataque verbalmente ou rebaixe-se tão baixo quanto ele usando o mesmo tipo de intimidação. Dois erros não fazem um acerto! Diga a ele para parar e que o que está fazendo é errado.
Quebre o ciclo! Se o agressor não parar, peça ajuda a um adulto! Os valentões são covardes naturais, então enfrentar um adulto é demais para eles aguentarem. Não se preocupe com suas ameaças. Se o agressor ameaçar você, informe o adulto sobre as ameaças. Quanto mais você quebrar o ciclo de intimidação do agressor, mais seu poder diminuirá. Deixe o agressor saber que suas ações não ficarão impunes!
Uma equipe tem mais poder do que um solitário! Se você testemunhar alguém intimidando outra pessoa, diga-lhe para parar. Se o agressor te ignorar, vá buscar ajuda. Quanto mais pessoas resistirem ao bullying, menos poder os agressores terão e desfrutarão. Além disso, se todos se envolverem na luta contra o bullying, os agressores odeiam ser os estranhos, então farão algumas mudanças.
Como você pode ver, essas são as principais estratégias utilizadas nas escolas para ensinar os alunos a lidar com os agressores. Essas estratégias têm sido responsáveis por uma quantidade cada vez menor de bullying nas escolas de ensino fundamental. Claro, ainda há muito trabalho a ser feito, mas educadores, como eu, acreditam que essas estratégias continuarão a diminuir a quantidade de bullying com o passar do tempo e à medida que as crianças se equiparem com as ferramentas de combate ao bullying.