Como interpretar um relatório de progresso do aluno?
Melissa Rodrigues
• 4 min de leitura
Para os alunos, os relatórios de progresso escolar podem ser uma fonte de orgulho ou algo que eles temem. Para os pais, os sentimentos são praticamente os mesmos. Os relatórios de progresso variam um pouco de escola para escola, mas todos são elaborados com o mesmo propósito - ajudar os alunos e seus pais a avaliar o progresso acadêmico da criança. Aqui estão algumas diretrizes para interpretar um relatório de progresso do aluno:
A maioria das escolas emite relatórios de progresso para os alunos pelo menos quatro vezes por ano. Alguns vão um passo além e enviam para casa "mini" relatórios entre os períodos oficiais de avaliação, para que pais e alunos tenham uma boa ideia sobre a direção que as notas estão tomando. Isso pode ser especialmente útil para alunos com dificuldades, uma vez que lhes dá tempo extra para reverter uma nota antes que ela se torne permanente e influencia a média de notas do aluno (GPA).
Quase sem exceção, os relatórios de progresso do aluno incluem uma chave para ajudar a explicar os termos do relatório. Se você não tiver certeza sobre a terminologia, procure a chave para ajudar a explicar as especificações do sistema de relatórios de sua escola.
As notas são importantes, mas o fator mais importante para julgar o desempenho de seu filho é o progresso. Todos nós temos nossos pontos fortes e fracos, crianças incluídas. É importante buscar não a perfeição, mas sim o esforço e o aperfeiçoamento.
Muitos relatórios de progresso do aluno têm uma seção aberta onde o professor pode incluir comentários sobre a situação acadêmica e social de seu filho na escola. Freqüentemente, essa área é a parte mais útil do relatório. Em vez de uma lista de verificação impessoal, esta área permite que o professor se concentre nas realizações e necessidades específicas de cada aluno.
O professor do seu filho é o seu parceiro para garantir que ele tenha avanços acadêmicos consistentes. Se depois de ler o relatório de progresso você tiver alguma dúvida ou preocupação, não hesite em entrar em contato com o professor para agendar uma conferência. A maioria dos professores agradece o apoio dos pais envolvidos, portanto, em vez de se preocupar com a dificuldade de seu filho, ligue para o professor.
Se você notar uma queda nas notas de seu filho, é importante determinar os motivos e agir rapidamente para ajudá-lo a voltar aos trilhos. Reserve um tempo para discutir com ela as preocupações de seu filho sobre o trabalho escolar e ajude-o a encontrar soluções. Ela está dedicando esforço suficiente aos estudos ou tem se distraído com obrigações sociais ou outras? O material está se tornando mais difícil? Ela está tendo problemas para acompanhar?
Muitas escolas oferecem aulas de reforço gratuitas ou baratas. Se o relatório de progresso de seu filho sugerir que ele está tendo dificuldades com um ou mais assuntos, pode ser sensato considerar fazer arranjos para uma ajudinha extra. Às vezes, apenas alguns meses de aulas particulares individualizadas podem ajudar uma criança a se relacionar com seus colegas.
Por fim, garanta a seu filho que, desde que ele esteja realmente empenhando-se ao máximo nos trabalhos escolares, você ficará satisfeito, independentemente do que os relatórios de progresso digam. A excelência acadêmica é algo pelo qual vale a pena lutar, mas é mais importante para seu filho saber que você o ama e o apóia, independentemente de suas notas.
Dicas rápidas:
Certifique-se de manter contato regular com os professores de seu filho. Eles passam muitas horas por semana com seu filho e podem oferecer uma visão sobre seu desenvolvimento social e acadêmico.
Para ajudar seu filho a ter sucesso na escola, certifique-se de providenciar um lugar tranquilo e materiais suficientes em casa para que ele faça o dever de casa.