Como Inscrever-se na Educação Especial na Primeira Infância?
Paulo Bruno Fernandes
• 5 min de leitura
Para muitas crianças, a educação especial começa na primeira infância. É altamente recomendável que uma criança em idade pré-escolar ou ainda mais jovem, que exibe comportamentos ou atrasos no desenvolvimento, inicie um processo de intervenção precoce dentro da educação especial, se possível. Garantir que isso seja feito é a chave do sucesso para a criança!
Meu filho é um candidato? Para a maioria dos estados, a educação especial da primeira infância começa aos três anos e dura até os cinco anos de idade, geralmente no início do jardim de infância. Se a criança está atrasada cerca de 30 por cento ou mais na equivalência de idade quando comparada aos seus pares em habilidades socioemocionais, desenvolvimento físico, fala e linguagem e habilidades de autoajuda, então ela pode ser elegível para educação especial na primeira infância. Se a criança não está na pré-escola, muitas vezes os pais notam o atraso e levam o fato ao médico. Se a criança está na pré-escola, muitas vezes a pré-escola é a primeira a notar um atraso significativo e, então, discute a preocupação com os pais da criança. Na maioria das vezes, a pré-escola pode fazer uma triagem para determinar se o atraso é significativo o suficiente parajustifica educação especial na primeira infância, ou o médico pode recomendar um local de teste para completar a triagem.
Processo de triagem. A criança que pode ter um atraso será recomendada para fazer uma triagem completa a fim de determinar se a educação especial é necessária. As seguintes habilidades serão testadas para a criança: fala, linguagem, habilidade cognitiva, prontidão para a escola, habilidades de autoajuda, habilidades motoras, habilidades sociais e visão e audição. Na maioria das vezes, a criança será observada em seu ambiente de sala de aula se estiver na pré-escola ou em casa, em um ambiente em que a criança esteja à vontade e possa ser observada sem causar estresse à criança. A escola terá uma pessoa designada para fazer a triagem, geralmente um psicólogo, o diretor da pré-escola ou mesmo alguém da associação de educação da escola que seja treinado em triagem de crianças em idade pré-escolar para educação especial.
Avaliação adicional. Assim que a triagem for concluída, os resultados devem ser compartilhados com os pais, o médico da criança e a escola e funcionários da escola. Se houver preocupações legítimas, haverá mais avaliações concluídas antes de matricular a criança na educação especial. Essa avaliação adicional levará cerca de duas horas e geralmente ocorre em um local, como a sala de educação especial da primeira infância ou o prédio do distrito escolar local. Essa avaliação geralmente ocorre com a criança, dois especialistas em primeira infância e a família da criança. Escolha um cômodo que seja confortável para a criança e forneça brinquedos para ela brincar. Os especialistas, neste momento de avaliação, administrarão testes padronizados para a criança. Esses testes e as observações que ocorrem durante a avaliação serão usados para determinar de uma vez por todas se a criança deve ser matriculada na educação especial infantil.
Reunião para discussão de resultados. Uma vez realizada a avaliação, os especialistas em educação pontuaram os testes padronizados e revisaram as observações, outra reunião será realizada. Os pais da criança, os professores da escola, outra equipe de apoio da pré-escola e os especialistas em educação especial da primeira infância se reunirão para discutir os resultados. Se os especialistas em educação especial recomendarem que a criança se qualifique para a educação especial, o processo de inscrição começará, caso os pais dêem 'ok' para prosseguir.
Plano de educação individualizado. Assim que a criança for aprovada para a educação especial da primeira infância, um IEP, ou Programa de Educação Individual, será escrito para essa criança. As metas e objetivos devem estar diretamente relacionados aos atrasos determinados pela avaliação e precisam ser escritos no IEP. Os serviços recomendados no IEP nem sempre incluem a colocação da criança em uma classe pré-escolar de educação especial. Em vez disso, a criança pode receber serviços por meio de um programa de terapia, uma classe pré-escolar inclusiva ou mesmo ser colocada em uma classe pré-escolar com colegas mais jovens. Isso será determinado pelo que está escrito no IEP e pelo que for acordado pela reunião do grupo para redigir o IEP.
Inscrição. Assim que a papelada e a elegibilidade forem determinadas, a criança é oficialmente matriculada na educação especial para a primeira infância. É importante que todos os envolvidos com a educação da criança sigam o IEP e que o IEP seja revisado frequentemente pelos professores. Os pais devem pedir regularmente atualizações sobre ele.
Inscrever uma criança na educação especial para a primeira infância pode ser um processo muito emocional para os pais. Durante esse longo processo, é importante lembrar que quanto mais cedo a criança receber a ajuda de que pode precisar, maiores serão as chances de ela ter uma carreira escolar bem-sucedida no futuro. A intervenção precoce é a chave!
Dicas rápidas:
Se for determinado que uma criança precisa de educação especial na primeira infância, o transporte pode ser fornecido pelo distrito escolar.
O teste para a primeira infância é gratuito e deve ser oferecido pelo distrito escolar sem nenhum custo.