Como ensinar seus filhos 5 habilidades sociais simples para fazer amigos?
Eduarda Alves de Paiva
• 3 min de leitura
Pare de se preocupar! A maioria das crianças não tem habilidades sociais. Agora você pode dar um impulso aos seus filhos com 5 habilidades sociais que todas as crianças precisam.
Ouça a outra criança. A maioria das crianças é como adultos. Eles adoram atenção. Dar atenção ouvindo a outra criança é o maior tipo de elogio. Aqui está uma dica para os pais para ajudar seu filho a começar. Diga a seu filho para fazer perguntas. Se a criança que seu filho quer como amigo está falando sobre sua nova bicicleta, pergunte a ele a velocidade, o tamanho ou o design. Essas perguntas o farão falar. Seu filho estará dando a ele a atenção que ele anseia. Ele vai querer seu filho como amigo também.
Olhe nos olhos da outra criança ao ouvir e falar. Use esta dica para os pais para enfatizar que olhar diretamente nos olhos das outras crianças as faz sentir-se importantes. Eles saberão que você está interessado neles. Eles vão gostar do seu filho por isso também.
Repita as últimas palavras do seu amigo: Repetir as últimas palavras do outro filho e esperar que ele continue a falar é uma ótima dica para os pais. É uma habilidade social superior porque ajuda a outra criança a se manter no caminho certo e a continuar sua linha de pensamento. Ele sentirá que seu filho também escuta.
Por exemplo, vamos fingir que o outro menino disse: "Vou ser bombeiro e ajudar a salvar pessoas." Seu filho poderia responder: "Ajudar a salvar pessoas?" O amigo pode dizer: "Sim, meu tio é bombeiro e ele nos diz..." Quem não gostaria de ser amigo do seu filho? Ele é um ótimo ouvinte. Mais uma coisa, a outra criança nem saberá que seu filho está levando a conversa adiante, repetindo as últimas palavras do outro.
Diga o nome do seu amigo com frequência durante a conversa. Dale Carnegie, o autor do livro de assinatura, "Como fazer amigos e influenciar pessoas", disse a seus leitores que o nome de uma pessoa é a palavra mais doce para ela ouvir. Diga a seu filho para polvilhar o nome da outra criança durante a conversa.
Por exemplo, seu filho pode dizer: "Vamos brincar de pega-pega, Michelle". Poucos minutos depois, seu filho poderia dizer: "Michelle, vamos descansar e depois ir para minha casa". Mais tarde, seu filho poderia dizer: "Vamos assistir à TV, Michelle". Cada vez que seu filho dizia o nome de Michelle, seus ouvidos se animavam. Ela gostava de ouvir seu nome. Ela também gostará do seu filho.
Repita o que seu amigo diz com suas próprias palavras. Esta dica para os pais exige um bom ouvido e uma mente ativa. Quando seu filho repete o que a outra criança diz com suas próprias palavras, é como mágica. A outra criança provavelmente dirá "Sim" e continuará a conversa. Vamos fingir que a outra criança está dizendo: "Gosto da minha professora porque ela organiza concursos e dá recompensas. Seu filho pode dizer" Não é de admirar que você goste do seu professor. Eu gosto de concursos e recompensas também. "A outra criança pode continuar falando sobre uma recompensa que recebeu. Ela vai gostar de falar sobre seu sucesso e vai gostar de ter seu filho como amigo.
Habilidades sociais
Faça a dramatização dessas habilidades sociais com seu filho. Diga a seu filho para praticar com outras crianças e compartilhar os resultados com você. Se você fizer isso, estará ensinando seu filho a fazer amigos, tornar-se um comunicador confiante e também desenvolver o caráter.