Como evitar saudades de casa ao estudar no exterior?
Andres Serna Galvão Neto
• 4 min de leitura
Estudar no exterior é um compromisso significativo. Na maioria dos casos, os alunos passam vários anos trabalhando para atingir seus objetivos educacionais em um país estrangeiro. Se esta for sua primeira saída de longo prazo longe de casa, família, parentes e amigos, há uma grande probabilidade de você sentir saudades de casa muito em breve. Do contrário, é só uma questão de tempo até que a saudade de casa tome conta de você. O que eu gostaria de compartilhar com vocês são algumas dicas úteis para evitar saudades de casa ao estudar no exterior. Você fica com saudades de casa quando se encontra sozinho e desocupado, porque isso o leva a trazer de volta para casa memórias sobre todas as coisas que está perdendo por estar longe.
Coloque seu melhor esforço em seus estudos. Esta é a razão pela qual você está aqui. Portanto, certifique-se de que seus estudos tenham prioridade máxima. Se você está ficando para trás nos estudos, isso pode causar depressão, que por sua vez pode levar à saudade de casa. Você não precisa ser o melhor em seu grupo, mas certifique-se de estar pelo menos no mesmo nível que a maioria.
Faça novos amigos. Construir uma rede de amigos e colegas pode ajudar a reduzir em grande medida as saudades de casa. Quer seja o alojamento que partilha, uma festa a que vai, um clube, confraternização, pubs, discotecas, igreja ou a própria sala de aula, tem inúmeras oportunidades de ganhar de novos amigos. Converse com eles, apresente-se e veja se você tem interesses e tópicos em comum para compartilhar. Nem todas as pessoas que você encontrar estarão no mesmo comprimento de onda, então use o seu critério para descobrir com quem você pode ser amigável. Faça amizade com meninos e meninas, jovens e idosos, de diferentes países e culturas. Encontrar uma namorada ou namorado pode ser uma boa opção, mas certifique-se de que isso não o separe da comunidade estudantil e das experiências em grupo.
Envolva-se em seus interesses pessoais. Busque quaisquer áreas de interesse ou hobbies a que estava acostumado em casa. Seja um esporte, lazer ou hobby, tente se manter ocupado. Se você tem paixão por ele, manterá seu interesse crescendo e sua mente ocupada.
Procure novas experiências. Se você é dos trópicos, sua primeira experiência na neve pode ser bastante opressora. Procure por novas experiências como essa que chamem sua atenção. Se você nunca tentou esquiar antes, experimente. Vá para a praia com os amigos no verão, experimente surfar, faça caminhadas na floresta, etc. Talvez você possa se associar a um clube local. Encontre um emprego de meio período. Novamente, o truque é saber onde traçar a linha. Se você trabalhar demais, poderá ficar sem tempo para coisas mais importantes.
Mantenha contato com as pessoas de sua casa. Outra coisa que ajudará a reduzir a saudade de casa é manter contato regular com seus entes queridos. Em uma época em que tantas opções e alternativas de comunicação são oferecidas, explore-as. Ligue, envie SMS, converse ou envie e-mail para amigos e familiares regularmente Faça com que sinta que está com eles.
No final do dia, tudo se resume a evitar a solidão. Você precisa manter sua mente ocupada, não apenas com seus estudos, mas com muitas coisas diferentes e emocionantes, como mencionado acima. Uma combinação das opções acima ajudará a evitar as saudades de casa.
Cuidado:
Use o bom senso ao fazer amigos e evite más companhias.
Se você quiser experimentar coisas arriscadas (rapel, bungee jumping), discuta essas atividades com amigos e família com antecedência.
Socializar é bom, mas fique longe das drogas, de beber muito e de contravenções semelhantes.