O que muitos jardineiros hoje não conseguem fazer é criar seu próprio composto a granel. Com as muitas lojas de jardinagem oferecendo fertilizantes que vêm em bolsas e garrafas, muitos são atraídos para fora da fabricação de composto a granel. Os fertilizantes químicos, no entanto, podem danificar o equilíbrio natural de nutrientes e ácidos no solo, o que pode levar à degradação do solo a longo prazo. Economize dinheiro e ajude a criar maneiras ecologicamente corretas de fertilizar seu jardim por meio de composto a granel. Veja como.
Determine a localização. Em alguns casos, você pode usar uma caixa de compostagem separada para o composto a granel. No entanto, fazer o composto a granel pode ser tão fácil quanto preparar uma parte do gramado ou jardim para o composto. Se necessário, marque a área com pedras ou uma pequena cerca. Cave um pequeno buraco onde o composto inicial será colocado. Um buraco com 60 a 90 centímetros de profundidade será o suficiente para começar. Certifique-se de que a área escolhida esteja bem sombreada, pois o composto precisa ser mantido úmido. A luz solar direta vai secar seu composto.
Adicione o lixo do jardim. A base para a fossa de compostagem é o lixo do jardim. Isso inclui plantas velhas como rosas, cravos e quaisquer flores que você tenha. Se você excedeu a produção, como frutas e vegetais que já começaram a apodrecer, coloque-os também na fossa de compostagem. Depois de remover as ervas daninhas do jardim e cortar a grama, pegue essas pilhas e adicione-as ao composto. Varra o jardim também e coloque as folhas mortas na fossa de compostagem. Certifique-se de criar o hábito da compostagem. Com o tempo, você vai gerar aparas de grama e folhas mortas suficientes para fertilizar todo o seu jardim.
Adicione as cascas dos ovos e o refugo da cozinha. Além de resíduos de jardim, você também pode adicionar cascas de ovos e outros resíduos de cozinha, como de vegetais e cascas de frutas. Em geral, no entanto, você deve evitar adicionar carne à pilha, pois isso pode causar odores desagradáveis. Você também pode usar caldo e líquidos que foram usados para ferver a carne na pilha de compostagem. Os ovos são especialmente úteis porque contêm minerais que são facilmente absorvidos pelo solo e que beneficiam muito as plantas. Esmague-os em pequenos pedaços e adicione ao composto.
Adicione outros materiais biodegradáveis. Além de materiais de cozinha, você também pode adicionar outros produtos biodegradáveis, como caixas de ovos, jornais velhos e picados e sacos de papel. Eles se decomporão na fossa de compostagem e serão transformados em minerais brutos que suas plantas e jardim irão adorar.
Mergulhe e vire. Uma vez que o enchimento da fossa de compostagem esteja montado, o próximo passo é adicionar água. Pegue uma mangueira de jardim e borrife água em toda a fossa de compostagem. O objetivo é tornar a fossa de composto úmido, mas não empapado. Você precisa virar o composto algumas vezes para não saturar a parte externa da fossa de composto, enquanto mantém um interior seco. Deixe a fossa de compostagem e depois de uma semana, vire o enchimento para permitir que o ar circule.
Fazer sua própria fossa de compostagem não precisa ser difícil. Melhor ainda, a maioria dos materiais de que você precisa já está no seu quintal. Em vez de se perguntar onde descartar as folhas mortas, faça uma pilha de composto que o ajudará a cultivar seu jardim de maneira orgânica.