A maioria das pessoas sabe que material orgânico pode ser usado para fertilizar plantas em seu jardim, mas quantas pessoas realmente fazem seu próprio fertilizante orgânico em casa? Embora o conhecimento de que vários produtos residuais em casa e nas imediações de nossa casa possam ser usados para criar composto, a maioria das pessoas se sente repelida pela ideia de sujar as mãos. Mas para aqueles que não se importam em trabalhar com terra e grama, fazer seu próprio fertilizante em casa deve ser um bom plano.
A maneira mais fácil de fazer fertilizante orgânico em casa é criar uma fossa de compostagem. Ao cavar um buraco em seu quintal de quase dois metros e meio de profundidade, você deve ser capaz de estimular o crescimento de bactérias benéficas alimentando continuamente o fosso com materiais orgânicos, como aparas de grama, sobras, cortes de vegetais e outras coisas que podem apodrecem e servem de alimento para as bactérias.
Bactéria fixadora de nitrogênio
O composto que seria derivado desse tipo de sistema pode ser facilmente recolhido usando uma pá e um balde. O composto pode então ser usado no solo do jardim porque é rico em bactérias fixadoras de nitrogênio que facilitam uma melhor troca de nutrientes. Os próprios nutrientes também podem ser usados como um subproduto da decomposição do material alimentar.
Apenas deixando guarnições gramado onde eles caem enquanto cortar a grama também pode servir como adubo para a grama saudável restante. Esses fragmentos de grama são decompostos pelas bactérias que ocorrem naturalmente no solo e, em seguida, a rede de células vegetais é convertida em nutrientes e substâncias simples que a grama e outras plantas podem usar.
Bactérias permitidas
Existem também empresas verdes especializadas em tornar mais fácil para as pessoas desenvolverem fertilizantes para seus jardins. Existem banheiros especiais que funcionam sem o uso de água. Esses vasos sanitários funcionam com serragem e um sistema especial que afasta os odores. As várias bactérias que podem se desenvolver no sistema irão decompor a matéria fecal, bem como outros materiais residuais, para converter os vários materiais orgânicos em um substrato muito rico em nutrientes e minerais. Este, por sua vez, poderia ser usado como fertilizante na horta e também nas hortas das fazendas comunitárias.
Usar fertilizantes orgânicos é certamente uma forma barata de melhorar a qualidade das safras. As safras orgânicas também promovem uma saúde melhor, pois também diminuem a exposição de nossos corpos a substâncias potencialmente nocivas encontradas em fertilizantes inorgânicos e pesticidas. Outro benefício é que você realmente ajuda a conservar o meio ambiente, reduzindo a dependência de pesticidas de base química. Por serem orgânicas, as pessoas estão voltando aos hábitos da natureza e encontrando maneiras melhores de fazer as coisas, com menos custo e menos danos ao meio ambiente.