O fertilizante orgânico é favorável para as plantas. O composto é o fertilizante orgânico mais comum que pode estar disponível. O composto pode ser processado no quintal e sem muito esforço de sua parte. Com a ajuda de alguns insetos e microrganismos e minhocas, os materiais orgânicos se decompõem após cerca de seis a 24 meses de espera.
Localização - Reúna os resíduos agrícolas perto de uma fonte de água, mas bem drenada. O local de compostagem pode ser uma área aberta ou sombreada.
Materiais de compostagem - Colete e pese esterco de galinha, pó de coco e esterco de suíno suficientes. Qualquer material não biodegradável como pedras, metais e plásticos devem ser descartados.
Disposição - Distribua um terço da poeira da fibra de coco como uma camada de base. Espalhe água na pilha e inocule. Deite o estrume de galinha na pilha, espalhe água e inocule também. Espalhe novamente o segundo terço da poeira de coco, água e espalhe o esterco de suíno e inocule. Repita até que o último terço da poeira de coco seja usado. Não inocule porque esta camada superior de pó de coco evitará o odor que pode sair da pilha. Pegue um saco plástico laminado para cobrir a pilha. Isso é importante para evitar que a água da chuva entre na pilha; também conservará a umidade. Incubar por uma semana.
Virar e misturar - Após uma semana, misture e vire os materiais. Espalhe água, se necessário, e devolva a tampa. Faça o mesmo procedimento após uma semana.
Processamento posterior - Quando o composto está maduro, sua cor é marrom escuro e preto. Se estiver úmido e não tiver cheiro desagradável, significa que o fertilizante orgânico está pronto para ser colhido e processado. Uma peneira mecânica ou manual pode ajudar a filtrar o fertilizante antes da inoculação. Após três dias de armazenamento sob uma sombra, o fertilizante bioorgânico ou BOF pode ser transferido para sacos forrados, saco de 50 kg e selados. O fertilizante deve ser armazenado em uma área seca, mas arejada, por seis meses ou menos.
Fertilizante líquido, fertilizante denitrogênio, fertilizante natural, fertilizante de planta e fertilizante de solo podem ser feitos em nossos próprios quintais com a ajuda de materiais naturais que recrutam bactérias ou microorganismos para melhorar nossas plantas naturalmente. Os jardineiros orgânicos aprendem os procedimentos e sabem que os fertilizantes orgânicos comuns disponíveis contêm estrume compostado de frango, minerais rochosos, algas marinhas, matéria de húmus e outros materiais naturais.
Os fertilizantes orgânicos podem ser processados tanto da forma tradicional quanto comercial. Na forma tradicional, a decomposição dos materiais é deixada com os microorganismos que atuam sobre eles. Estrume de galinha, estrume de suíno e outras matérias-primas são deixados com um inoculante em cima de uma pilha de palha de arroz, bagaço, pó de coco ou ervas daninhas por três a quatro meses. A via comercial acelera o processo de decadência. Greenmix, um inoculante comercial e compostor Mabijon são suplementados com bactérias fixadoras de nitrogênio e outros micróbios benéficos. Com a forma comercial, a decomposição leva apenas três a quatro semanas antes que o fertilizante orgânico possa ser colhido.