Como calcular o pH?

Compare os resultados de pH com gráficos específicos com níveis de pH recomendados
Compare os resultados de pH com gráficos específicos com níveis de pH recomendados, para determinar se uma determinada substância precisa ser mais ácida ou básica.

O valor do pH é a medida para determinar se uma determinada substância ou solução é ácida ou básica. A escala de pH é usada em uma ampla variedade de substâncias, desde água até solo. Dependendo da substância e de onde a substância será usada, a acidez ou o grau de base da substância podem ser um atributo bom ou ruim. A pele, por exemplo, possui um determinado nível de pH que, quando perturbado, pode levar a problemas de pele como acne. O solo também tem certos níveis de pH que podem promover o crescimento de certas plantas e que podem ser prejudiciais para outras. Existem várias maneiras de medir o nível de pH, usando íons de hidrogênio ou concentrações de hidróxido. Veja como.

Função de log negativo

Via íons de hidrogênio. Para calcular o pH usando íons de hidrogênio, você precisa dividir o número de moléculas presentes nos íons de hidrogênio pelo volume da solução, que geralmente é dado em termos de litros. Posteriormente, você precisará assumir a função de log negativo do número resultante. O número deve estar sempre entre 14 e zero, pois a escala de pH tem um valor de zero a quatorze.

O valor do pH é a medida para determinar se uma determinada substância ou solução é ácida ou básica
O valor do pH é a medida para determinar se uma determinada substância ou solução é ácida ou básica.

Via concentrações de hidróxido. Além do uso de íons de hidrogênio, você também pode calcular o nível de pH usando a concentração de hidróxido, verificando o pOH ou o teor de hidróxido de uma determinada solução. Você pode fazer isso pegando o número de íons hidróxido ou pOH e dividindo-os pelo número de litros no volume da solução. Posteriormente, você precisará obter o log negativo do número resultante, que deve fornecer a concentração de pOH. A concentração de pOH deve então ser subtraída por um valor de quatorze, que deve fornecer o valor de pH da substância dada. Novamente, o valor deve ser um dígito entre zero e quatorze.

Comparações de pH. Geralmente, as soluções que têm níveis de pH mais altos são mais ácidos. Quando uma substância é ácida, é mais corrosiva. Isso significa que a substância pode vazar e, eventualmente, derreter a substância que está em contato com a substância ácida, especialmente se o material for feito de metais. Quando a solução tem baixo pH, por outro lado, a substância é básica. As substâncias básicas têm uma sensação escorregadia e mudam o papel de tornassol para a cor azul. Se você tem uma substância que é muito ácida, uma das maneiras de reduzir o nível de pH é adicionando compostos básicos. Da mesma forma, os compostos básicos podem se tornar mais ácidos adicionando substâncias mais ácidas. A maioria dos experimentos conduzidos com ácidos e bases envolve substâncias que estão em fase aquosa, o que significa que estão suspensas em água.. Deve-se ter cuidado ao combinar materiais altamente ácidos e altamente básicos, pois isso formará uma forte reação química, que é a mesma, usada para criar vulcões para projetos de ciência.

Com o conhecimento de como calcular o nível de pH, você pode determinar se uma determinada substância é apropriada para um determinado propósito. Os produtores de uvas, por exemplo, precisam de solo ácido para criar uvas de qualidade para vinho. Compare os resultados de pH com gráficos específicos com níveis de pH recomendados, para determinar se uma determinada substância precisa ser mais ácida ou básica.

Artigos relacionados
  1. Como calcular a área de uma forma?
  2. Como calcular a pontuação média?
  3. Como calcular o volume usando a gravidade específica?
  4. Como calcular o peso molecular de gases e vapores?
  5. Como calcular a condutividade térmica?
  6. Como escolher uma mochila para a escola?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail