Um dos métodos de tiro certeiro de passar por um exame é criar um guia de estudo. É uma ótima maneira de organizar todas as informações em um assunto em blocos gerenciáveis. Esteja você no ensino médio, faculdade ou cursando um programa de mestrado, você certamente se beneficiará com um guia de estudos.
Existem diferentes tipos de guias de estudo. Alguns deles são:
Mapa conceitual e diagrama de ramificação. Esta é uma representação visual das informações relevantes em forma de mapa. Começando com um tópico geral, você avança ou ramifica para palavras-chave mais específicas
Gráfico de comparação. Aqui você cria uma tabela ou gráfico para agrupar as informações visualmente. Se o assunto trata das semelhanças e diferenças entre fatos, processos, teorias e outros, esta é uma boa forma de organizar essas informações.
Conceito ou cartão de memória. Aqui, você escreve o conceito-chave na frente do cartão. No verso, escreva notas, definições, exemplos, resumos, diagramas e outros recursos visuais que o ajudarão a entender melhor o conceito. Se você estuda autores, os cartões de memória são uma ótima ferramenta de aprendizagem.
Diagrama. Esta é uma ótima ferramenta para ilustrar procedimentos, etapas, etapas e processos. É um fluxograma de um assunto ou conceito específico.
Linha do tempo. Isso permite que você organize as informações em seqüência (cronologicamente). As linhas do tempo são úteis para aulas de história, ciência política, biologia e arte.
Guia de estudo
Para criar um guia de estudo, siga estas etapas:
1. Reúna todos os seus materiais de estudo. Isso deve incluir notas de aula, lição de casa, apostilas, exames anteriores, livros e outros recursos sobre o assunto.
2. Organize os materiais em grupos gerenciáveis.
Agrupe por tipo de material - Empilhe notas, trabalhos de casa em outra pilha, apostilas em outro grupo, etc.
Grupo cronologicamente - Organize todas as notas, trabalhos de casa, apostilas, exames, outros de acordo com a ordem em que foram ministrados nas aulas ou com a data em que os tópicos aconteceram na história.
Notas adesivas codificadas por cores
3. Atribua guias coloridas aos materiais. Dependendo de como você organizou seus materiais no nº 2, você pode usar notas adesivas ou guias codificadas por cores para facilitar a procura de um material específico. Por exemplo, as guias vermelhas serão para notas, verdes para trabalhos de casa, azuis para exames e assim por diante.
4. Escreva seu guia de estudo. Faça um esboço geral do assunto em uma folha de papel ou um documento de processamento de texto. A partir de cada tópico amplo, usando suas anotações de aula, faça uma lista dos pontos importantes. De um assunto amplo, o guia de estudo passa a ser mais focado. Você deve ter apenas os pontos-chave para servir de guia para você se lembrar do tópico. Procure palavras-chave, definições, datas importantes, citações e passagens. Não se esqueça de incluir as fontes de informação, sejam números de página ou links da web. Você pode precisar voltar a essas fontes mais tarde.
Você pode fazer seu guia de notas de estudo antes de um teste importante. Melhor ainda, comece o guia assim que estudar leitura, matemática, biologia ou qualquer outra matéria escolar. Estabeleça as bases no início do semestre e continue desenvolvendo o guia. Dessa forma, você terá mais tempo para outras atividades de estudo. Pergunte a seu professor se ele tem seu próprio guia de estudo e ensino que pode ser compartilhado com a classe.
Um guia de estudo é uma parte essencial da vida de qualquer aluno. Os guias de estudo organizam as informações de uma maneira que você possa compreender e absorver facilmente. Com um guia de estudo bem preparado, não há motivo para não acertar no teste.