Como decidir se os uniformes escolares devem ser obrigatórios?
Manuel Padrão Filho
• 4 min de leitura
A campanha pelo individualismo nunca foi tão forte. Os jovens, principalmente, desejam encontrar suas vozes e identidades. Os pontos de vista e as opiniões de uma pessoa podem ser expressos em quase tudo que uma pessoa faz - em suas ações, maneira de falar e na maneira como a pessoa se veste. Desde que existiram escolas que exigem que seus alunos se apresentassem com uniformes escolares, surgiram inúmeras questões sobre se os uniformes deveriam ou não ser obrigatórios.
Siga regras simples
Os uniformes, sejam para a escola ou para o trabalho, mantêm uma aparência de ordem e consistência. A regularidade certamente torna o ambiente da sala de aula mais propício ao aprendizado. Além disso, a implantação de uniformes nos campi escolares promove um melhor relacionamento interpessoal da população estudantil, eliminando o ciúme e a competição injustificada. Inconscientemente, os uniformes escolares ensinam-lhes valores desde os primeiros anos de formação, à medida que são ensinados a seguir regras e regulamentos simples que irão eventualmente permitir que se tornem indivíduos melhores no futuro. Veja como aprender mais vantagens que foram identificadas por especialistas, além das mencionadas acima:
Os uniformes fornecem uma mentalidade de profissionalismo entre o corpo discente. Com a implantação dos uniformes, os alunos têm a sensação de estar indo para a escola para o trabalho, o que ajuda no amadurecimento do aluno.
Eliminação de gangues e coisas do gênero. Foi relatado que, desde que os uniformes foram implementados em algumas escolas, houve uma redução dramática na formação de gangues.
O fim dos crimes de ciúme. Quando os alunos usam sapatos, roupas e bolsas de grife para ir à escola, o ciúme não pode ser evitado. Há outros que levam o ciúme a outro nível e recorrem ao roubo. Desde a implantação dos uniformes, notou-se uma diminuição nos casos de furto.
Manter os estranhos fora. Desde a implantação dos uniformes, as escolas podem monitorar quem entra e sai da escola, o que, por sua vez, promove a segurança.
Diminuição do assédio. Há alunas que se vestem de maneira provocante, e uniformes imponentes podem diminuir os crimes de assédio sexual, especialmente com meninas.
Identificação fácil. Os uniformes escolares tornam mais fácil para a escola monitorar o paradeiro de seus alunos após o horário escolar. Além disso, os uniformes os impedem de ir aonde não deveriam.
Os uniformes são práticos. Está provado que exigir que os alunos usem uniformes escolares é mais barato do que fazer com que os alunos se apresentem com roupas civis todos os dias. Além disso, existem locais que fornecem materiais baratos para uniformes com desconto.
Por outro lado, os alunos acham que os uniformes escolares têm o objetivo de restringir sua capacidade de transmitir imagens personalizadas de si mesmos. Eles acham que vestir-se como todo mundo suprime seu individualismo e sua liberdade de expressão. Isso prova ser verdade, especialmente entre os alunos do ensino médio, que estão em processo de descoberta e que desejam expressar suas características de todas as maneiras possíveis. Alguns alunos acham que um código de vestimenta é suficiente para regular o que os alunos usam na escola.
Os pais e funcionários da escola acham que, embora um código de vestimenta possa regulamentar o que os alunos vestem, ele não resolverá o problema de gangues e ciúme entre a população estudantil. Além disso, os especialistas acham que os alunos ainda são capazes de se expressar de outras maneiras e que a autoexpressão não se restringe às roupas e à aparência. Eles acham que há outras maneiras de os alunos expressarem efetivamente seus pensamentos e sentimentos por meio de diferentes meios, como arte, obras literárias, música e outros.