Como registrar uma reclamação de assédio sexual no trabalho?
Joana Montenegro Matos
• 6 min de leitura
Se você foi assediado sexualmente no trabalho, é importante que você saiba como registrar uma queixa de assédio sexual para que possa resolver o problema.
Aproximadamente 50% das mulheres são vítimas de assédio sexual na Europa, pelo menos uma vez na vida profissional.
Se você foi assediado sexualmente no trabalho, é importante que você saiba como registrar uma queixa de assédio sexual para que possa resolver o problema. Este pode ser um momento extremamente estressante, mas este guia apresentará as etapas exatas que você pode seguir ao registrar uma reclamação de assédio sexual no trabalho.
Preparar? Vamos começar.
O que é assédio sexual?
O assédio sexual é definido pela lei como conduta física, não verbal, visual ou verbal indesejada de natureza sexual ou baseada no sexo da vítima. Também é definido como generalizado ou severo e cria um ambiente de trabalho ou condições de trabalho hostis.
Isso é um bocado. Vamos decompô-lo:
Indesejável
Para que o assédio sexual seja ilegal, ele precisa ser indesejado (indesejado). É por isso que é importante que você comunique claramente ao seu assediador que a conduta dele está deixando você desconfortável e que você não deseja que continue.
De natureza sexual
Existem vários tipos de conduta que podem ser "de natureza sexual". Alguns exemplos incluem:
Comentários sobre o comportamento pessoal, roupas, corpo ou relacionamentos românticos de uma pessoa
Insinuações ou piadas sexuais
Pedidos de encontros ou favores sexuais
Rumores sobre a vida sexual ou pessoal da vítima
Ameaças por rejeitar avanços sexuais
Bloqueando ou impedindo fisicamente o movimento de uma pessoa
Toque impróprio
Cegonhas, tapinhas, abraços ou beijos
Assalto
Olhando para o corpo da vítima
Seguindo a vítima por aí
E mais
O assédio sexual não precisa necessariamente ser sexual. Também pode ser discriminatório com base em seu gênero, sexo ou orientação sexual.
Penetrante ou severo
Para que as ações sejam consideradas assédio, elas devem ser generalizadas ou severas. Isso não significa provocações aleatórias ou comentários isolados. O estupro ou agressão sexual seria grave, enquanto o assédio que persiste com o tempo pode ser considerado "generalizado".
Um ambiente de trabalho hostil
Se você tiver um desempenho de trabalho negativo, rebaixado, recusado uma promoção ou demitido, ou tiver qualquer outra ação negativa relacionada ao emprego tomada contra você devido ao seu sexo ou porque você rejeitou avanços sexuais, então é provável que isso tenha afetado o seu condições de trabalho.
Mesmo que isso não tenha mudado seu status de emprego, você pode ter sofrido em um ambiente de trabalho ofensivo, hostil ou intimidante. Isso pode afetar seu desempenho e, potencialmente, até influenciá-lo a recusar oportunidades que promovam sua carreira.
Como registrar uma reclamação de assédio sexual
Depois de determinar se sua experiência pode ser definida como assédio sexual, é hora de registrar uma reclamação.
Aqui estão algumas diretrizes para ajudá-lo a proteger sua carreira tanto quanto possível:
Procure reforços
Veja se alguma outra vítima ou testemunha está disposta a se apresentar com você.
Deixe claro
Diga diretamente ao seu assediador que o comportamento precisa ser interrompido. Seja específico, respeitoso e claro.
Anotá-la
Documente pelo menos alguns casos de assédio. Isso demonstrará uma linha do tempo e um padrão de comportamento estabelecido. Isso aumenta a probabilidade de a empresa agir por você.
Encontre um advogado
Pesquise advogados dos EUA apenas no caso de você precisar de um. Procure um advogado experiente que já tratou de casos semelhantes no passado e consulte-o antes de enviar sua documentação ao RH.
Envie sua documentação
Como registrar uma reclamação de assédio sexual.
Leve sua documentação ao representante sindical ou ao departamento de recursos humanos. A empresa então iniciará uma investigação e entrevistará você e seu assediador.
Registrar uma reclamação
Se você está planejando entrar com um processo em um tribunal estadual ou federal, você precisa registrar uma reclamação formal com a Equal Employment Opportunity Commission (EEOC). Se o seu estado tiver uma agência de empregos justa, você também precisará registrar uma queixa de discriminação com ela.
Conheça seus prazos
Embora possa ser tentador evitar falar com seu empregador, não demore em relatar o problema. Se você começar a sentir que o processo para lidar com o assédio não está funcionando, saiba que, se não fizer nada, poderá perder seus direitos.
Existem vários prazos legais envolvidos quando se trata de registrar uma acusação de discriminação ou reclamação formal junto a agências governamentais. E é impossível processar seu empregador sem antes ter entrado com um processo na EEOC ou em uma agência estadual.
Após um ato de assédio sexual, você tem 300 dias de acordo com a lei federal para registrar uma reclamação por meio da EEOC. No entanto, é importante conhecer a legislação trabalhista do seu estado também. Você pode ter apenas 180 dias para apresentar o pedido, dependendo das leis de seu estado.
Lembre-se de que, se você adicionar novos eventos à sua reclamação, ou fizer novas reclamações que precisam ser investigadas, você pode ter uma extensão de até três meses.
Mover uma ação judicial
Depois de registrar sua reclamação formal, você pode considerar entrar com uma ação judicial. Isso é particularmente comum entre as vítimas que sentem que foram maltratadas por sua empresa ou que sua reclamação foi ignorada.
Existem alguns recursos diferentes disponíveis para você com uma ação judicial. Eles podem incluir a reintegração de seu emprego (se você foi transferido ou demitido), danos financeiros e forçar seu empregador a mudar suas políticas e práticas para evitar mais assédio sexual.
Se você estiver pensando em entrar com uma ação judicial, precisará falar com um advogado, que o aconselhará sobre as medidas que devem ser tomadas em seu estado.
Durante o processo de reclamação, você pode receber uma oferta de acordo. Você não precisa aceitar isso, mas se aceitar, a reclamação será indeferida sem qualquer outra ação.
Empacotando
O assédio sexual no local de trabalho pode ser devastador para sua carreira e também pode afetar sua saúde física e mental. Com as dicas acima, você saberá como registrar uma reclamação de assédio sexual, para que possa garantir que suas reivindicações sejam levadas a sério.
Lembre-se de documentar todas as ocorrências de assédio e deixar claro que quaisquer avanços são indesejados. Em caso de dúvida, entre em contato com um advogado.
Procurando algum conselho profissional mais útil? Confira mais algumas das nossas postagens de blog focadas em carreira hoje.