Definido de forma simples, o peso molecular é a massa de todos os átomos presentes em uma substância. Também é conhecido como a massa molecular de uma substância. Refere-se à distribuição total de prótons e nêutrons que compõem o núcleo. Tome, por exemplo, água. A água é uma molécula composta de hidrogênio e oxigênio. As moléculas são grupos estáveis de dois ou mais átomos, que são eletricamente neutros. Oxigênio e hidrogênio são átomos presentes na água. A distribuição dos átomos é de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Para determinar o peso molecular da água, você precisa adicionar o peso de todos os três átomos que estão presentes em uma molécula de água.
Importância do peso molecular
Constituintes atômicos básicos
A ciência de obter a massa molecular de uma substância é realmente importante. Porque? Isso ocorre porque a determinação do peso molecular é a etapa inicial usada pelos pesquisadores para analisar substâncias desconhecidas. Uma vez conhecido o peso molecular de uma molécula, existe a possibilidade de iniciar a montagem das informações estruturais sobre a molécula. Isso pode ser feito em conjunto com a obtenção de informações adicionais sobre a molécula, como seus constituintes atômicos básicos.
Determinando o peso molecular
O peso molecular dos materiais que são sólidos ou líquidos à temperatura ambiente pode ser determinado seguindo uma das propriedades coligativas das soluções:
Redução do ponto de congelamento. Este é um bom método para saber os pesos moleculares de moléculas orgânicas menores.
Pressão osmótica. Isso é usado para determinar os pesos moleculares de moléculas orgânicas maiores.
Elevação do ponto de ebulição. Este método é usado com menos frequência.
Mudança de fase
Na escolha de qual técnica deve ser usada, depende do número de partículas na solução e não da natureza da partícula. O tamanho é o mais importante dos determinantes. É necessário que o tamanho da molécula seja pequeno o suficiente para se dissolver na solução, mas deve ser grande o suficiente para não entrar na mudança de fase.
Por outro lado, determinar o peso do gás é diferente de obter o peso do sólido e do líquido. O peso molecular de uma substância gasosa é determinado pela Lei de Avogadro. A Lei de Avogadro afirma que um gás, sob determinadas condições de temperatura e pressão, contém um número específico de moléculas. Para este efeito, o peso de volumes iguais de gases diferentes nas mesmas condições de temperatura e pressão é equivalente aos pesos das moléculas dos gases.
A massa molecular de permeação do gel, hemoglobina, albumina, aminoácidos, sódio e polímeros são comumente determinados junto com o peso da proteína e o peso do líquido. O peso do polímero e da proteína é considerado como contendo milhões de moléculas orgânicas. Portanto, o peso molecular de cada substância é determinado de maneiras diferentes e, ainda assim, recolhido para o mesmo propósito. Na própria essência do peso molecular, a massa da hemoglobina, albumina, proteína, aminoácido, sódio, água ou qualquer outra substância é determinada para iniciar novos estudos sobre as substâncias.
O peso molecular não precisa ser determinado para cada substância. Se você precisa saber o peso molecular de uma substância comum, livros de referência e calculadoras on-line podem ajudá-lo.