Como aprender a importância do estudo da informática nas escolas?
Sr. Mário Aguiar
• 3 min de leitura
Antes de o computador se tornar uma ferramenta onipresente em casa e no local de trabalho, costumava ser o domínio de engenheiros de computação e especialistas. No passado, você só conseguia encontrar computadores em laboratórios e universidades, e apenas os programadores tinham a habilidade de usá-los. Hoje, os computadores estão virtualmente em todos os lugares - em casas, escritórios e até mesmo ao ar livre, com os computadores portáteis baratos e acessíveis.
As gerações mais jovens praticamente
Com as gerações mais jovens praticamente sendo criadas com computadores, você se perguntaria por que a educação em informática é necessária. No entanto, mesmo que se espere que os alunos aprendam computadores sozinhos, ainda é uma boa ideia que eles comecem com os conceitos básicos e importantes antes mesmo de começarem a aprender com videogames e outras atividades menos produtivas. O estudo do computador na escola frequentemente envolve vários assuntos e aplicações. Freqüentemente, são processamento de texto, programação e layout ou design básico.
Processamento de texto. O processamento de texto costuma ser uma das disciplinas básicas relacionadas à informática ensinadas nos currículos escolares. Isso geralmente ocorre em conjunto com outros assuntos relacionados à literatura, como linguagem. O processamento de texto também envolve habilidades que os alunos podem achar úteis mais tarde em suas vidas profissionais, como correspondência, digitação e até mesmo outros assuntos relacionados à escrita, como jornalismo e redação criativa. Isso promove não apenas a habilidade de digitar e distribuir palavras na tela e no papel, mas também o desenvolvimento da criatividade em termos de conteúdo.
Programação. Além da codificação, a programação básica também pode ser incluída nos programas de estudo relacionados ao computador das escolas. Diferentes linguagens de programação oferecem diferentes funcionalidades e flexibilidade. Mas o principal treinamento que vem com isso é o pensamento lógico e analítico. Os alunos aprendem como usar linguagens de programação para expressar argumentos lógicos e como usá-los na criação de aplicativos significativos, por mais básicos que sejam.
Projeto. Grandes designers geralmente são indivíduos que possuem inclinações artísticas antes mesmo de tocar no mouse e no teclado de um computador. No entanto, ser capaz de aplicar os talentos artísticos de alguém no computador ajudaria a impulsionar as tendências criativas. As escolas geralmente permitem que os alunos se envolvam com aplicativos de design simples, como softwares de manipulação de fotos como o Photoshop. Essas habilidades podem ajudar a desenvolver o gosto pelo design e pelas artes em geral e podem ajudar a aprimorar as habilidades do aluno na manipulação de elementos gráficos e de design em um computador.
Pesquisa. Outra habilidade importante que os alunos podem aprender por meio de computadores é a pesquisa. A Internet é um rico recurso de informações. No entanto, nem todas as informações que podem ser encontradas online são válidas e verdadeiras. Portanto, as escolas podem treinar os alunos nas metodologias certas de pesquisa e coleta de informações, especialmente aquelas que são feitas online. Além disso, os alunos também precisam aprender a citar e citar corretamente o material de pesquisa encontrado online.
Ensino superior. Além das habilidades básicas que podem ser ensinadas com a ajuda de computadores, escolas e instituições de ensino também podem oferecer cursos e programas de estudo voltados para o ensino superior. Os departamentos de Engenharia e Ciência da Computação, por exemplo, podem oferecer bacharelado ou pós-graduação em programação, engenharia da computação e outros. Esses programas acadêmicos podem ajudar a desenvolver futuros empreendedores, desenvolvedores, engenheiros e outros profissionais na área de tecnologia e Internet.
Os estudos de computador devem ser parte integrante do currículo de qualquer escola. Isso ajuda a desenvolver habilidades básicas que os alunos acharão úteis em sua vida profissional.