Como fornecer educação em informática para seus funcionários?
Leonardo Vítor Neves de Machad
• 3 min de leitura
O mundo dos negócios está repleto de diferentes tipos de funcionários. Eles são as pessoas que cumprem as diferentes funções e responsabilidades que, coletivamente, ajudam a realizar o processo de negócios que atende a uma infinidade de necessidades de uma empresa. Não basta, porém, simplesmente ter funcionários. Para se envolver em negócios competitivos, você também precisará de funcionários que sejam eficientes no uso de computadores e outros materiais tecnológicos que são altamente utilizados nos escritórios e locais de trabalho modernos. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso.
Enquete. Sua empresa possui diferentes departamentos que desempenham papéis únicos nos quais utilizam diferentes programas de computador. Determine os tipos de programas de computador que podem ser usados em cada departamento e o tipo de educação e treinamento em informática que deve ser dado aos funcionários. Por exemplo, os departamentos de contabilidade precisarão de software de contabilidade. Esses produtos de software são diferentes daqueles usados pelo departamento de publicidade e promoções, que confiará mais em softwares de edição gráfica, como Photoshop, InDesign e outros conjuntos gráficos.
Hardware. Você também precisará adquirir unidades de computador onde sua equipe possa praticar as habilidades recém-aprendidas. O uso do computador é uma experiência de aprendizado altamente prática. É melhor facilitado com treinamentos práticos. Você pode montar um laboratório de informática na empresa ou treinar com os computadores que serão usados para o trabalho real.
Método e cronograma de treinamento. De acordo com a cultura, atitudes, comportamentos, hábitos e carga de trabalho de sua força de trabalho, você deve escolher entre diferentes tipos de métodos de treinamento (livros, CBTs [treinamentos baseados em computador], sala de aula, etc.) que funcionarão melhor com eles. Alguns entenderão computadores por meio de um livro simples, enquanto outros exigirão um ambiente de sala de aula para aprender com eficácia. Lembre-se de que há prós e contras a cada vez. Alguns métodos de aprendizagem são mais caros, enquanto outros são mais demorados. Você também precisará fornecer alguns incentivos para seus funcionários, que farão horas extras apenas para aprender a usar computadores.
Certificação. Você pode pesquisar empresas que oferecem cursos de educação em informática. Eles também poderão fornecer certificados para os funcionários que concluíram o curso com êxito. Isso funcionará como um grande incentivo para os funcionários, que podem usar os certificados em seus currículos. As empresas de treinamento em informática que emitem certificados também são mais confiáveis, uma vez que são trabalhadores reconhecidos na área que foram treinados eles próprios. Afinal, um certificado válido não pode ser simplesmente impresso. Deve ser reconhecido e aprovado pelas autoridades em educação de informática.
Treinamento básico. Lembre-se de que existem programas básicos de informática que todos no escritório devem conhecer. Embora nem todos sejam obrigados a aprender Photoshop ou software de contabilidade, programas básicos como software de processamento de texto, utilitários de e-mail e navegadores de Internet devem ser ensinados a todos. As diferentes partes, funções e operações de uma unidade de computador também devem ser discutidas. Finalmente, dicas e técnicas básicas de solução de problemas são essenciais, por exemplo, como reinicializar um computador ou como consertar conexões de rede problemáticas.
Com o treinamento certo em informática, sua equipe não apenas aprenderá como mexer no PC, mas também poderá aumentar sua produção. Afinal, os computadores são usados para aumentar a produtividade de uma determinada empresa.