Os globos são excelentes materiais educacionais, mas permitir que as crianças façam um pode ser uma experiência de aprendizado ainda melhor. Porque este é um hands-on atividade, faz para a oportunidade perfeita para as crianças para, pelo menos, escolher uma coisa ou duas sobre Geografia e outros tópicos relacionados sem ter que forçá-los a fazê-lo. No entanto, isso é um pouco complicado para crianças pequenas fazerem por conta própria, orientando-as cuidadosamente ao longo destas instruções.
Encontre uma esfera que você possa usar como uma bola de basquete velha ou um isopor que você pode comprar barato nas lojas. Você também pode fazer você mesmo com a técnica do papel maché usando um balão, algumas tiras de papel jornal e cola. Para isso, deixe o balão atuar como o andaime da esfera enquanto você aplica uma camada de tira após tira de papel com cola em sua superfície. Você pode simplesmente estourar o balão depois de terminar e, assim que tiver sua esfera, medir sua circunferência e anotá-la para a próxima etapa.
Pesquise online um padrão de globo de papel. Escolha o tipo que se parece com um mapa rasgado com várias seções em forma de prancha de surf. Existem muitos sites que oferecem cópias gratuitas deste e tudo que você precisa fazer é baixar e imprimi-los no tamanho do globo que você está criando. Você obterá esta imagem como um todo, então ajuste-a para caber na sua esfera. Use a circunferência como o comprimento da imagem e depois a metade dessa medida para a largura.
Imprima a imagem em uma folha bonita, grossa, porém flexível. Opte por tê-lo em cores, mas a escala de cinza deve funcionar da mesma forma. Você também pode experimentá-lo em sépia para dar uma sensação de mundo antigo ao seu globo. Mas se você não estiver muito certo sobre a precisão de suas medições, tente imprimir a imagem apenas com os contornos visíveis em um pedaço de papel primeiro e depois coloque a folha contra a esfera. Segure as bordas superior e inferior da imagem nos pólos norte e sul da bola, respectivamente, verificando se ambas as extremidades alcançam os pontos corretos. Ajuste sua imagem conforme necessário. Depois de fazer isso, prossiga com a impressão do padrão em sua atualidade.
Depois de ter seu padrão impresso com as medidas exatas, corte as seções individualmente. Não se esqueça de observar a ordem das seções para evitar que se misturem em uma confusão confusa. Mais tarde, pegue uma seção e cole-a na bola, começando de uma ponta à outra. Suavize e faça o mesmo com o resto das seções, mas certifique-se de que não haja espaços entre elas.
Você pode tornar o projeto mais prático para crianças mais velhas, permitindo que elas mesmas pintem a superfície do globo e rotulem os continentes e alguns dos países por conta própria. Você também pode transformá-lo em um jogo para torná-lo mais interessante para eles, mas tente defender o globo antes de fazê-lo para evitar que ele seja danificado.