Os organismos precisam de energia para sobreviver. A luz que vem do sol está sendo transformada em energia química em um material orgânico por meio do processo de fotossíntese. A fotossíntese ocorre nas plantas e em algumas formas de algas (pertencentes ao Reino Protista). Na verdade, é um processo muito complexo que inclui a utilização do calor proveniente do sol na transformação da água e do dióxido de carbono para produzir glicose e gás oxigênio. Enquanto os humanos emitem gases de dióxido de carbono na atmosfera, as plantas inalam esses gases e os usam para produzir seus próprios alimentos. A fotossíntese geralmente ocorre nos cloroplastos. A clorofila é o pigmento verde principalmente envolvido neste processo. O processo geralmente acontece nas folhas das plantas e muito raramente nos caules, etc.
Experiência de laboratório fácil
Como você pode realizar sua própria atividade de experimento de fotossíntese? Aqui está um experimento de laboratório fácil que explicará como entender o processo com mais clareza. Nesta atividade, você usará algas. É uma planta unicelular útil no campo da medicina, especialmente na pesquisa geral (quando se trata de engenharia genética e diagnóstico).
Objetivos
Ser capaz de explicar a importância da fotossíntese na sobrevivência do ser humano e de outros organismos.
Para mostrar aos alunos do ensino médio como algas funciona bem com o processo fotossintético e como esses organismos podem ser facilmente cultivadas para fins experimentais.
Ser capaz de entender como o dióxido de carbono é vital para a fotossíntese.
Procedimento
Cultive suas algas em um tubo de ensaio de tamanho médio ou em uma placa de Petri. Obtenha uma quantidade concentrada de algas do seu meio. Você pode filtrar o meio líquido no qual esses organismos estão crescendo para obter uma população concentrada.
Deixe de lado sua preparação de algas.
Em um copo médio, adicione cerca de 3 ml de solução de alginato de sódio (geleia).
Despeje em 5ml de sua concentração de células de algas.
Misture uniformemente com uma vareta de agitação.
Despeje sua solução de gelatina verde em uma seringa aberta em um copo com uma solução de 2% de CaCl.
À medida que a solução de algas cai na mistura de cloreto de cálcio, gire o copo suavemente para formar pequenas bolas de algas.
Deixe a configuração por cerca de 10-20 minutos.
Lave as bolas de algas que você formou com água destilada. Você pode usar uma peneira para separar as partículas sólidas.
Depois de fazer suas bolas de algas, agora você pode usá-las para determinar a taxa de absorção de CO2. Isso mostrará a rapidez com que o processo fotossintético está ocorrendo.
Prepare vários recipientes com tampas e adicione um pequeno volume do indicador de hidrocarbonato a cada recipiente.
Coloque o mesmo número de bolas de algas em cada recipiente de vidro.
Coloque seus recipientes em intensidades de luz variadas e deixe as configurações por cerca de 1-3 horas.
Compare as mudanças de cor que você tem nas diferentes configurações. Uma cor mais clara amarelada indica uma concentração crescente de CO2 e uma cor magenta mais escura indica uma concentração decrescente de CO2. Você também pode usar um pouco de tecnologia aqui, como um colorímetro, para resultados mais precisos.
Esta é apenas uma atividade simples de laboratório para fotossíntese. Existem outros experimentos interessantes que você pode escolher. Você pode pesquisar na Web ou navegar pelos livros de ciências do ensino médio.