Como cultivar seus próprios tomates?

O tipo determinado de plantas cresce até certo ponto
O tipo determinado de plantas cresce até certo ponto e pára; eles são mais compactos e espessos.

Tomate, tomotoe, fruta ou vegetal - o que é correto? Será que as questões e o mistério que cercam este artigo alimentar podem ser os motivos de sua popularidade? A pronúncia varia em diferentes países de língua inglesa; no entanto, a antecipação do sabor do primeiro tomate maduro na videira na primavera não difere. Botanicamente, o tomate é uma fruta, ou mais precisamente uma baga. O termo vegetal não tem significado botânico; é usado como um termo culinário. A utilização do tomate nas saladas e no prato principal das refeições faz com que seja visto como um vegetal. Acredita-se que a planta do tomate seja nativa da Europa e pode ser rastreada até os astecas por volta de 700 d.C. Introduzido para os europeus na 16 ª século, os ricos acreditava ser venenosa, enquanto o pobre prontamente aceito o tomate. Pensa-se que o alto teor de chumbo dos pratos de estanho usados pelos ricos reagiu com o ácido do tomate, causando envenenamento por chumbo e morte. A classe pobre usava placas de madeira e, portanto, não tinha problemas. O tomate não foi amplamente utilizado como legume de cozinha até pouco antes da Guerra Civil Europeia. A Suprema Corte mudou legalmente a classificação do tomate de fruta para vegetal no final do século XIX. Antes desse evento, havia sido classificado como uma fruta para evitar a tributação. Não importa como você o pronuncie ou como o chame de tomate, é o vegetal mais popular da Europa, com mais de 12 milhões de toneladas consumidas anualmente.

Passo 1

O cultivo de tomates é bastante fácil e muito divertido. Existem vários fatores a serem considerados para alcançar o sucesso máximo. A quantidade de espaço disponível, se você vai cultivar as plantas dentro ou fora de casa, etc. Também é importante se o tipo de tomate que você deseja produzir é para uso na mesa ou para molhos e pastas. Existem mais de 4000 variedades de tomates em todo o mundo para escolher.

Existem 4 etapas para selecionar o tipo correto de tomate para suas necessidades:

  • O tipo determinado de plantas cresce até certo ponto e pára; eles são mais compactos e espessos. Os produtos dessas plantas às vezes também são chamados de tomates do mato. Eles dão frutos mais cedo. Eles são a melhor escolha para pequenos jardins e contêineres
  • Os tipos indeterminados de plantas são mais pardos e requerem suporte para crescerem adequadamente. Eles produzem frutos mais tarde e por mais tempo no verão. Eles são a planta de escolha para produtores comerciais e jardins maiores.
  • Selecione plantas saudáveis, sem amarelecimento ou manchas nas folhas.
  • Verifique a etiqueta na planta para obter ajuda na determinação de um bom tomate. Deve haver uma série de letras que denotem sua resistência às doenças. A lista inclui A - Mancha de Alternaria, F - Murcha de Fusarium, FF - Raça 1 e Raça 2 Fusarium, L - Mancha de Septoria, N - Nematóides, T -Vírus do mosaico do tabaco, V - Murcha de Verticilium

Passo 2

Os produtos dessas plantas às vezes também são chamados de tomates do mato
Os produtos dessas plantas às vezes também são chamados de tomates do mato.

Selecionando a variedade correta de tomate para suas necessidades.

  • A variedade Beefsteak pode produzir tomates que pesam até um quilo; uma fatia pode cobrir um sanduíche inteiro. Celebrity, Big Boy e Better Boy são algumas das variedades de Beefsteak mais populares que crescem bem em qualquer lugar. O Phoenix e o Heatwave são populares nas áreas quentes do país. O Ace e o Pearson crescem bem na Califórnia. Os Rutgers são populares em New Jersery. Eles produzem mais tarde e são mais produtivos em áreas com verões quentes, enquanto Early Girl, Sunstart e Burpee's Early Pick dão frutos em temperaturas mais baixas e são mais adequados para áreas com verões frios. Oregon Spring, Northern Exposure e Manitoba são bons para os jardins do extremo norte.
  • Os tomates em pasta são menores, com carne grossa e pequena cavidade nas sementes, o que os torna excelentes para massas e molhos de tomate. O Roma é de longe a variedade mais popular de tomate em pasta. O Molho e a Fatia são bons para pequenos jardins e recipientes, enquanto o Dandy de Ameixa e o Super Marzano também são excelentes opções para tomates em pasta.
  • Os tomates pequenos são ótimos em saladas ou apenas para mastigar direto da videira. Eles também funcionam bem em pequenos jardins, recipientes e floreiras. Variedades populares de tomate cereja ou uva consistem em cereja vermelha e pêra vermelha, que também têm uma variação amarela. Supersweet 100 e Sweet Million são populares, bem como Tiny Tim, Patio e Small Fry. Deve haver uma etiqueta de advertência nos tomates pequenos; eles têm uma atitude e não sabem quando parar de produzir.
  • Os tomates da herança são os favoritos de muitos jardineiros. Essas variedades foram mantidas vivas ao longo dos anos, por jardineiros colhendo e guardando suas próprias sementes. A variedade mais conhecida é o Brandywine, que tem 112 anos. As relíquias de família vêm em várias cores, do rosa salmão do Brandywine ao amarelo, roxo, vermelho e laranja. Algumas das variedades mais poplar são Nebraska Wedding e Kentucky Beefsteak, que são laranjas; a cepa roxa inclui Black Prince e Prudens Purple. Persimmon Yellow encabeça a lista de heranças amarelas junto com Pixie Peach e Tangerine. As uvas verdes, as perenes e as zebras verdes com listras amarelas completam o arco-íris de cores tradicionais. Esses tomates adicionam cor e variedade ao seu jardim, bem como à sua salada fresca de verão.

Etapa 3

Cuidado e crescimento da variedade selecionada de tomates.

  • Localização: você precisará selecionar um local de fácil acesso, mas fora da área de tráfego intenso. A cave, a garagem aquecida, o canto da despensa ou áreas semelhantes servirão perfeitamente. Colocar as plantas sobre a mesa facilita o cuidado com elas, porém o chão funcionará desde que não esteja frio.
  • Iluminação: Os tomates exigem luz, portanto, uma luz de cultivo será necessária. A luz de uma janela ensolarada não é suficiente em dias curtos de inverno. Você precisa aumentar a altura da luz conforme as plantas crescem, deve estar cerca de uma polegada do topo da planta. Para melhores resultados, a luz de crescimento deve ficar acesa por cerca de 12 a 14 horas por dia.
  • Mantenha os tomates aquecidos: isso é importante; eles prosperam em temperaturas que variam em torno de 70 durante o dia e 60 à noite.
  • Sementes ou plantas? Decida se deseja cultivar sementes ou plantas. Pacotes de sementes e plantas podem ser adquiridos no viveiro local. Os iniciantes devem procurar plantas que sejam compactas e digam recipiente ou pátio na descrição.
  • Germinação: a germinação de suas sementes deve começar em pequenos vasos de turfa, plantados com cerca de um quarto de polegada de profundidade na mistura inicial de sementes. Coloque de duas a três sementes em cada vaso e mantenha-os úmidos, mas não encharcados. Eles devem brotar em 5 a 12 dias a 80 graus e muita luz.
  • Transplante: O transplante das mudas começa quando elas têm cerca de sete centímetros de altura; os potes de turfa permitirão que você os coloque em um recipiente maior sem perturbar as raízes. Se as plantas devem permanecer dentro de casa, ou em recipientes, o tamanho mínimo do recipiente deve ser de cinco galões, porém maior é melhor para permitir que as raízes cresçam mais. Encha o recipiente com terra de envasamento novo. Cave um buraco no centro do recipiente e coloque o pote de turfa no buraco, preencha o buraco até o topo do pote de turfa. Se você comprou plantas do viveiro em vasos de plástico, vire a planta e o vaso de cabeça para baixo em sua mão, com a mão livre bata suavemente no fundo do vaso. A planta e o solo devem ser facilmente removidos.
    Coloque a planta e a bola de solo no novo recipiente conforme as instruções acima. Se houver mais de uma muda no vaso, você precisará separá-las com cuidado e descartar as que não são saudáveis. Se você escolheu uma das variedades mais altas, agora é a hora de colocar uma estaca a cerca de cinco centímetros do caule, tomando cuidado para não perturbar as raízes. Amarre um barbante macio ou um pedaço de meia-calça velha ao redor da planta e estique para mantê-la reta. Esse suporte precisará ser reorganizado conforme a planta cresce. Os tomates gostam do vento, portanto, colocar um leque neles por 5 a 10 minutos, duas vezes ao dia, os deixará felizes e desenvolverá hastes fortes.
  • Plantio: Plante as mudas ao ar livre em seu jardim. Selecione a parte ensolarada do jardim. Plante quando a temperatura do solo for consistentemente de 50 graus. Os tomates devem ser plantados em fileiras de um metro de distância, com as plantas de 60 a 90 centímetros de distância. As plantas de tomate plantadas do lado de fora devem ser enterradas mais profundamente do que as plantadas dentro. Remova todas as folhas, exceto as de cima. Cave uma trincheira rasa, coloque a haste na vala e cubra toda a haste com terra. Ela se endireitará à medida que crescer em direção ao sol. Este é o momento de posicionar as plantas conforme as instruções acima com as plantas de interior ou colocar gaiolas de arame ao redor das plantas. Regue as plantas até que estejam úmidas, mas não encharcadas, e cubra com palha ou plástico. Isso manterá o solo quente e úmido; também impedirá que a fruta caia na terra.
  • Poda e pinça: as plantas de interior e exterior precisam ser podadas. Quando as plantas atingirem cerca de 8 centímetros de altura, remova as folhas da parte inferior uma polegada do caule. Essas folhas serão as primeiras a desenvolver problemas de fungos e não produzirão frutos. As ventosas crescem na junta da virilha de dois ramos, que também precisam ser removidos, pois retiram energia da planta e também não produzem frutos. A poda é necessária para permitir que o sol alcance os frutos maduros, mas tome cuidado para não remover muitas folhas. As folhas estão fotossintetizando e criando açúcares que dão sabor aos tomates.
  • Fertilização: A fertilização deve começar quando as plantas são transplantadas. Eu prefiro fertilizantes orgânicos como algas marinhas líquidas, no entanto, qualquer fertilizante para todos os fins funcionará, usado com a metade da dosagem recomendada. Regue bem, mas não a ponto de tornar o solo encharcado.
  • Florescimento: quando as flores amarelas começam a se desenvolver (que serão os tomates), é hora de riscar um pouco de farinha de osso e fósforo na superfície do solo. As plantas que crescem dentro de casa precisam de um pouco de ajuda para polinizar. Cerca de uma ou duas vezes por semana, enquanto a planta está florescendo, agite suavemente e com cuidado o caule principal da planta. Você pode colocar uma escova de dentes elétrica perto da flor para simular o zumbido das abelhas. Qualquer um dos métodos funcionará, mas um ou outro deve ser feito se você quiser que as flores se transformem em tomates.
  • Rega: por último, mas não menos importante, é a água. Você pode economizar em todos os outros aditivos, mas se quiser tomates bons, é preciso regá-los regularmente. A rega irregular pode causar rachaduras e apodrecimento do final da flor. Quando a fruta começa a amadurecer, reduza a quantidade de água, o que induz a planta a concentrar seus açúcares na fruta. Regue as plantas o suficiente para evitar murchamento e estresse, o que fará com que caiam suas flores e frutos.

A parte mais difícil do cultivo de tomates é esperar pelo primeiro tomate vermelho maduro e suculento do verão. Vale a pena esperar, para aproveitar os frutos do seu trabalho e ganhar o direito de se gabar com seus vizinhos e companheiros produtores de tomate. O cultivo de tomates pode ser um projeto familiar divertido e educacional. Pode ajudar a esticar o orçamento alimentar da família e fornecer vegetais saudáveis para a mesa.

Artigos relacionados
  1. Como colher bananas: fatos sobre a bananeira?
  2. Como manter a floração das buganvílias?
  3. Como localizar um viveiro de plantas perto de você?
  4. Como manter orquídeas saudáveis?
  5. Como viver em uma casa na árvore?
  6. Como localizar esporos em samambaias?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail