Quer você seja um estudante ou um profissional, a pontuação adequada em inglês é crítica ao enviar projetos e correspondência. Siga este guia sobre como usar o ponto-e-vírgula.
Passo 1
Use um ponto-e-vírgula para separar as orações principais relacionadas que não são unidas por e, mas, para, nem, assim, ou ainda. O lugar mais comum para usar um ponto-e-vírgula no idioma inglês é entre duas orações principais relacionadas. Essas duas cláusulas podem ser independentes e terminar com pontos, mas o ponto-e-vírgula mostra a forte relação entre as duas cláusulas. Essas duas cláusulas podem estar intimamente relacionadas ou podem estar em contraste uma com a outra. De qualquer forma, o ponto-e-vírgula atua como um link entre as duas ideias. Aqui estão alguns exemplos:
Eu odeio pepperoni na minha pizza; Eu prefiro presunto em vez disso.
“Eu acredito em entrar na água quente; isso te mantém limpo”. (GK Chesterton).
Como você pode ver, ambas as sentenças contêm duas orações principais relacionadas. Embora eles pudessem ter sido escritos como duas sentenças separadas, o ponto-e-vírgula juntou as duas orações para tornar a sentença mais marcante e a ligação entre as duas orações mais óbvia.
Passo 2
Use um ponto-e-vírgula para separar duas orações principais que usam um advérbio conjuntivoou umaexpressão transicional. Outra maneira de usar o ponto-e-vírgula efetivamente é colocá-lo entre duas orações principais que são separadas por um advérbio conjuntivo (como entretanto e portanto) ou uma frase ou expressão de transição (como de fato e por exemplo). Em cada caso, o ponto-e-vírgula viria no final da primeira oração principal, antes do advérbio conjuntivo ou expressão transicional. Aqui estão alguns exemplos de uso adequado de ponto-e-vírgula seguindo estas regras:
Não gosto de jogar golfe; na verdade, acabei de doar meus tacos.
Ela me deu um A em meu ensaio; no entanto, ainda acho que merecia um A +.
Você descobrirá que advérbios conjuntivos e expressões transicionais podem ser realocados dentro da segunda oração principal e ainda assim fazem sentido. Você verá um exemplo disso na frase a seguir.
"A ciência no mundo moderno tem muitos usos; seu principal uso, entretanto, é fornecer palavras longas para encobrir os erros dos ricos." (GK Chesterton).
Etapa 3
Use ponto-e-vírgula em uma lista quando os itens contiverem sinais de pontuação. Parece difícil de entender, mas realmente não é. Você também deve usar um ponto-e-vírgula para dividir uma lista mais longa e detalhada, onde os itens contêm vírgulas ou outros sinais de pontuação. Em listas normais e simples, em que palavras simples são separadas apenas por vírgulas, não é necessário usar ponto-e-vírgula. Mas quando a série é mais complicada, o ponto-e-vírgula ajuda a separar os itens de uma lista e torna a frase mais fácil de entender. Leia este exemplo:
Estive no IHOP em Houston, Texas; Miami, Flórida; San Diego, Califórnia; e Detroit, Michigan.
Você notará que, ao usar um ponto-e-vírgula nesta frase, o leitor pode diferenciar mais facilmente entre os itens da lista ou da série. Caso contrário, a frase estaria repleta de vírgulas que deixariam até o mais experiente falante de inglês perplexo.
O ponto-e-vírgula não é tão popular na escrita e na fala em inglês atualmente, mas aqueles que continuam a usá-lo apreciam o valor de um ponto-e-vírgula devidamente colocado.