Em um parágrafo descritivo, o escritor deve transmitir informações que apelem a todos os sentidos - tato, paladar, visão, olfato e som - para dar a melhor descrição possível ao leitor. Isso é facilmente realizado seguindo estas dicas descritivas para a redação de parágrafos.
Passo 1
Comece com o que você deseja que o leitor veja. Qualquer bom parágrafo descritivo deve primeiro discutir o que o escritor deseja que o leitor visualize. Use adjetivos fortes para ilustrar sua cena, momento, experiência ou item para o leitor. Evite usar termos gerais (como 'legal', 'bom', 'bonito' e 'incrível'), pois eles não fornecem uma imagem visual. Em vez disso, seja o mais específico possível com suas descrições visuais em seu parágrafo para que o leitor veja exatamente o que você está descrevendo em sua mente. Considere como 'o cachorro bonito brincou ' é muito mais eficaz quando escrito como 'o cachorro marrom desalinhado com uma mancha acima do olho esquerdo pulou rapidamente no frisbee vermelho que passava '. A última frase contém uma descrição suficiente para criar uma imagem para o leitor.
Passo 2
Escreva sobre cheiros e gostos. Agora você precisa pensar sobre como pode descrever aquele tópico / cena / momento para o leitor em termos de como o hit cheira e qual é o seu sabor. Os melhores parágrafos descritivos usam uma série de adjetivos que fazem o leitor sentir como se estivesse realmente experimentando o que você está descrevendo, e não apenas lendo sobre isso. Inclua uma frase sobre o cheiro do seu tópico e use alguns adjetivos pungentes para transmitir o cheiro ao leitor. Faça o mesmo com o sabor. E tente ser específico; 'tem um gosto bom' não vai fornecer uma experiência específica para o seu leitor, mas 'tem gosto de torta de maçã da vovó quando está fresco e ainda borbulhando nas bordas - crocante, saboroso e doce '. Descreva os cheiros e gostos da experiência com o máximo de detalhes possível para tornar seu parágrafo descritivo mais eficaz.
Etapa 3
Escreva sobre como é o momento ou o item. À medida que você continua escrevendo seu parágrafo descritivo, escreva algumas frases sobre como é a experiência. O que isso lembra quando você se imagina passando a mão por sua superfície? Ou como suas emoções estão reagindo ao momento? Use muitos adjetivos para que o leitor não precise adivinhar como é a sensação. Suas palavras por si só devem fornecer uma descrição detalhada para que todos os leitores tenham os mesmos pensamentos sobre como o que você está descrevendo se sente. Novamente, tente evitar afirmações gerais como 'parece bom' (que não é descritivo de forma alguma). Opte por exemplos específicos e definitivos que realmente transmitam a sensação de algo ao seu leitor.
Passo 4
Não se esqueça de mencionar os sons do momento. Seu parágrafo descritivo também deve passar um momento discutindo o que pode ser ouvido. Que ruídos enchem o ar? Ou há um silêncio ensurdecedor? Descreva os detalhes do que os ouvidos do leitor devem estar experimentando. Não deixe nada para a imaginação do leitor quando estiver descrevendo sons. Algo como 'a brisa suave passou assobiando por meus ouvidos, deixando uma calma tranquila e pacífica na campina' é uma ótima frase sobre o que pode ser ouvido. Tente usar esse tipo de detalhe em seu próprio parágrafo descritivo.
Etapa 5
Inclui alguns outros componentes literários impressionantes. Seu professor (e seu público) amará seu parágrafo descritivo ainda mais se você incluir nele outras técnicas de escrita eficazes. Use símiles para comparar o que você está descrevendo com outra coisa, incluindo as palavras 'como' ou 'como'. E use metáforas para traçar relações entre o que você está descrevendo em seu parágrafo e algo mais com que o leitor seja capaz de se identificar. Se você puder incluir todos esses elementos em seu parágrafo descritivo, seus leitores poderão experimentar e apreciar plenamente sua redação.