Como evitar conflitos com seu colega de quarto sobre o pagamento da conta?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 4 min de leitura
Morar em um condomínio ou dormitório é divertido, especialmente se o lugar for perto da sua escola ou escritório, e se for perto de lugares legais como o shopping, o parque ou a praia. Ter colegas de quarto também faz parte da diversão. Você pode fazer amigos no processo. Mas há uma parte de ser um inquilino que pode causar problemas e conflitos com seu colega de quarto, se não for estabelecido desde o início - pagar as contas.
Quer você alugue um quarto tipo estúdio, um quarto individual ou duplo, ou mesmo a maior suíte que existe, você também precisa considerar outros pagamentos além do aluguel, como taxas de associação, seguro, eletricidade, linhas telefônicas, cabo, conexão de banda larga, esgoto municipal, gás natural, manutenção, vaga (s) de estacionamento, água municipal e quaisquer serviços ou taxas que você precise adicionar.
Relacionamento harmonioso
É aconselhável que você concorde com uma forma de pagar tudo isso. Aqui estão algumas dicas a serem discutidas antes de se mudar, para que você não tenha conflitos com seu colega de quarto e ninguém proteste dias ou meses depois. Isso certamente ajudará a criar um relacionamento pacífico e harmonioso entre você e seus colegas de quarto.
Discuta quanto custa o aluguel. Tenha uma ideia de quanto seus colegas de quarto estão pagando atualmente. Se você compartilha partes iguais de tudo, então apenas divida a conta igualmente entre vocês. Se, digamos, você está ocupando a cama e seu colega de quarto vai dormir no sofá, você deve pagar uma quantia maior do que seu colega de quarto. Dessa forma, quem ocupa a parte menor da sala não sente que está sendo aproveitado.
Estresse no cronograma de pagamentos. Antes de se mudar, certifique-se de que todos saibam a data de vencimento do aluguel. Defina um dia conveniente para todos. Mas uma vez que a regra é estabelecida, a regra não pode ser quebrada. Explique a todos por que é importante pagar no dia de pagamento programado ou antes dele. Para que isso não seja uma fonte de conflitos com seu colega de quarto, diga a todos o que aconteceria se ninguém pagasse em dia.
Discuta as taxas de serviços públicos e divida-as entre todos. Isso também faz parte de viver com outras pessoas. Você pode dividir as despesas com todos os colegas de quarto. Agora, todos têm direito ao uso das amenidades e utilidades do local que você está alugando. Mas todo mundo precisa contribuir, independentemente de estar usando ou não, ou você terá conflitos com seu colega de quarto. Ninguém deve discutir sobre isso no futuro. Portanto, se todos quiserem economizar em serviços públicos com tarifas não fixas, como água e eletricidade, a cooperação de todos é necessária. Todos devem realmente conservar água e energia.
Organize encontros ou reuniões mensais. Não precisa ser uma reunião formal ou corporativa. Todos vocês podem se encontrar na sala de estar e conversar enquanto comem pizza, batata frita e refrigerante. Então você pode assistir a alguns DVDs após a reunião. Com a reunião mensal agendada para frente, ninguém pode alegar que nunca vai te ver. Os problemas podem ser discutidos aqui. Conflitos com seu colega de quarto podem ser resolvidos. Também podem ser apresentadas sugestões. Mas o mais importante é que, antes que todos entrem, tudo esteja claro como cristal.
Brigas de dinheiro costumam ser a maior fonte de conflitos com seu colega de quarto. Portanto, seja pró-ativo e sempre tenha essas dicas em mente e pratique a disciplina de ser responsável, ter consideração pelos outros e respeitar o tempo e o dinheiro de todos, e com certeza você viverá em harmonia.