Como fazer um projeto de econometria sem dor?

A Lei de Okun afirma que existe uma relação entre o crescimento percentual do produto real (medido pelo PIB)
A Lei de Okun afirma que existe uma relação entre o crescimento percentual do produto real (medido pelo PIB) e a variação da taxa de desemprego.

A maioria dos formados em economia precisa passar o segundo ou terceiro ano da faculdade concluindo um projeto de econometria e escrevendo um artigo baseado em suas descobertas. Salve-se das longas horas passadas na frente de um computador e leia essas dicas sobre como fazer um projeto de econometria indolor.

A lei é verdadeira

O coeficiente de inclinação deve estar localizado em uma linha rotulada Variável X 1
O coeficiente de inclinação deve estar localizado em uma linha rotulada Variável X 1 e na coluna Coeficiente.

Para este tutorial, vamos ver se a Lei de Okun é válida na Europa. A Lei de Okun afirma que existe uma relação entre o crescimento percentual do produto real (medido pelo PIB) e a variação da taxa de desemprego. O modelo que usaremos é Yt = b1 + b2 Xt

Onde Yt é a mudança na taxa de desemprego, Xt é a mudança no crescimento percentual medido pelo PIB. b1 e b2 são os parâmetros que tentaremos medir.

  1. Obtenha dados que indicam a taxa de desemprego na Europa e o PIB no Excel. Você pode obter isso nos Dados Econômicos Trimestrais.
  2. Abra o arquivo no Excel e procure as informações de que precisa. uma. Primeiro, encontre a variável Y. Lembre-se de que Y representa a variação da taxa de desemprego. Isso geralmente é colocado em uma coluna com um rótulo NÃO AVALIADO ou Coluna A. Olhando para esta coluna, você verá que os dados sobre a taxa de desemprego trimestral variam de abril de 1947 a outubro de 2002. Anote os números das células, pois isso será importante mais tarde.
    b. Encontre a variável X na coluna marcada GNPC ou Coluna E. Esta coluna contém informações coletadas de abril de 1946 a outubro de 2002. Como antes, anote os números das células.
  3. Agora que você identificou os dados de que precisa, pode usar o Excel para calcular os coeficientes de regressão. Se o seu professor não restringir você a usar um determinado programa para fazer suas análises, é melhor você se limitar ao Excel. O Excel é muito útil para fazer regressões simples e é mais provável que você use o Excel quando conseguir um emprego após a faculdade. Proficiência em Excel é sempre uma habilidade útil de se ter.
  4. Vá para Ferramentas e procure Análise de Dados no menu suspenso. A análise de dados normalmente não vem com o Excel, portanto, pode ser necessário instalar o Pacote de ferramentas de análise de dados caso não o encontre.
  5. Assim que a Análise de dados for selecionada, será apresentado a você um menu com opções como Teste F e Covariância. Selecione Regressão.
  6. Preencha as células de dados da taxa de desemprego no intervalo Y de entrada.
  7. Preencha a variação percentual nos dados do PIB na faixa de entrada X.
  8. Nomeie a página onde os resultados da regressão aparecerão. Selecione Nova folha de trabalho e digite Regressão (ou o título de sua escolha). Quando tudo estiver preenchido, clique em OK.
  9. Uma guia chamada Regressão deve aparecer na parte inferior da tela. Você deve obter um coeficiente de interceptação entre 1 e 0 e um coeficiente de variável x entre -1 e 0.
  10. Finalmente, estime o coeficiente de interceptação e o coeficiente X. Eles estão localizados na linha denominada Intercept e na coluna denominada Coeficiente. O coeficiente de inclinação deve estar localizado em uma linha rotulada Variável X 1 e na coluna Coeficiente. Anote os números que você vê, pois eles serão usados para análises posteriores.
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail