Muitos de nós gastamos muito tempo, ao passarmos pela infância, pensando sobre o que queremos ser quando "crescermos". Finalmente chega o dia em que não podemos mais apenas pensar sobre isso e temos que tomar uma decisão. Isso geralmente significa escolher um curso superior. Determinar o que é melhor para você pode parecer uma tarefa árdua. A boa notícia é que, com um pouco de reflexão e pesquisa cuidadosa, a escolha de um curso universitário não precisa deixá-lo em pânico.
As estratégias a seguir devem ser úteis na escolha de um curso universitário:
Dê uma boa olhada no espelho: o melhor lugar para começar, na determinação de sua graduação na faculdade, é avaliando seus interesses e habilidades. Isso pode exigir uma reflexão cuidadosa e uma boa dose de autoavaliação honesta. Faça uma lista de quais são seus pontos fortes e fracos e, em seguida, observe em que área você é qualificado ou em que tem potencial para adquirir habilidades. Esses fatores serão importantes para você conforme você avança para as etapas posteriores do processo de tomada de decisão e começa para pesquisar várias carreiras. Enquanto você avalia essas áreas, é útil fazer uma lista das áreas nas quais você está interessado e onde estão suas paixões. Profissionais de carreira bem-sucedidos e felizes encontram uma maneira de incorporar suas habilidades e interesses à carreira escolhida.
Analise o que você valoriza em uma carreira: isso requer algum pensamento introspectivo sobre quem você é e o que o motiva. Critique áreas como sua necessidade de título ou prestígio em sua carreira final, potencial de renda, necessidade de estabilidade no emprego e se é importante contribuir para a sociedade. Outros fatores críticos a serem considerados incluem como você lida com a pressão, sua capacidade de trabalhar com outras pessoas e sua necessidade de independência. Junto com isso, avalie quanto tempo você está disposto a investir em uma carreira. Isso significa não apenas o tempo que levará para obter um diploma, mas também os compromissos de cronograma que podem ser exigidos de você, uma vez que esteja fisicamente trabalhando na carreira escolhida.
Obtenha aconselhamento: a maioria das escolas de segundo grau, faculdades, universidades e escolas de comércio têm centros de aconselhamento profissional disponíveis para alunos e alunos em potencial. Esses centros oferecem conselheiros de carreira treinados para trabalhar com você não apenas na determinação de um caminho de estudo adequado, mas também ao longo de sua experiência educacional. Os conselheiros de carreira têm à disposição uma série de ferramentas, estratégias e recursos úteis para ajudá-lo a restringir sua escolha de uma área de especialização.
Pesquise e investigue: os centros de emprego e as bibliotecas são excelentes recursos para pesquisar carreiras. Quanto mais você souber sobre as várias especialidades, melhor preparado estará para fazer uma escolha adequada. Outro ótimo meio de pesquisar uma área de especialização é fazer arranjos para assistir às aulas diretamente relacionadas a essa área. Isso lhe dará uma exposição em primeira mão ao tipo de informação e às expectativas dos alunos que se especializam em um determinado tópico. Se você puder, faça arranjos para acompanhar alguém diretamente envolvido na (s) carreira (s) em que você está interessado. Esta é uma maneira perfeita de determinar quais cursos são necessários para entrar nessa profissão e avaliar se você é adequado para esse tipo específico de trabalho.
Buscando aconselhamento profissional
Escolher um curso universitário é uma decisão "importante", mas há recursos ilimitados disponíveis para ajudá-lo ao longo do caminho. Ao fazer sua lição de casa, buscar aconselhamento profissional e, em última análise, confiar em seus instintos naturais, você com certeza escolherá a especialidade que atenda às suas necessidades e aspirações profissionais.
Cuidado:
Não escolha uma especialização apenas para escolher algo; tome o seu tempo para fazer a escolha certa.