Uma forma de evitar o esgotamento excessivo dos nutrientes do solo em terras agrícolas é praticar a rotação de culturas. Ao plantar diferentes safras no mesmo solo, uma temporada após a outra, evita- se o acúmulo prejudicial de patógenos. As pragas que favorecem um tipo de cultura não têm chance de proliferar quando você muda para um tipo diferente de cultura. A estrutura do solo é melhorada e o solo permanece fértil, especialmente quando as plantas com raízes rasas são alternadas com outras que têm raízes profundas.
Escolha uma seção de seu terreno para rotação de cultura.
Divida esta seção em três.
Selecione as três safras que você plantará e atribua a elas uma seção da terra para cada uma. Por exemplo, você pode plantar trigo, milho e soja.
Plante as três safras em suas seções correspondentes.
Faça a colheita das três safras após uma temporada.
Faça a rotação das três safras na estação de plantio seguinte.
Faça a colheita das três safras e, em seguida, repita o processo de rotação.
Continue girando as três safras nas três seções de cada época de plantio.
Horta
Rotação de vegetais em sua horta
Se você deseja girar as plantas em sua horta, faça o seguinte:
1. Liste os diferentes vegetais que deseja cultivar em sua parcela. Certifique-se de agrupá-los de acordo com sua família de plantas. Algumas famílias de plantas comuns são:
Legumes - feijão, lentilha, ervilha, amendoim, soja
Culturas de Solanaceae - berinjela, pimentão, batata, tomate
2. Faça o seu plano de horta. Em um pedaço de papel (ou no computador) desenhe o seu terreno, divida o terreno e indique onde as plantas serão cultivadas no terreno. As plantas de uma família devem ser cultivadas juntas. Identifique seu desenho com a data de início do plantio.
3. Plante e cultive sua horta de acordo com seu plano.
4. Colha seus produtos.
5. Faça a rotação dos vegetais na estação de plantio seguinte. Certifique-se de seguir uma rotação de plantio de 3 a 5 anos. Isso significa que uma família de plantas não será plantada em seu local original antes de 3 a 5 anos.
A natureza do solo de sua terra, o clima em sua região, incluindo a quantidade de chuva ou precipitação que seu solo recebe, determinará as plantas a serem cultivadas, bem como a seqüência de rotação de culturas.
Os tomates e as abóboras são considerados culturas de alta alimentação. Eles requerem muitos nutrientes do solo, especialmente nitrogênio. Plantar esses tipos de safras em um terreno que já foi plantado com leguminosas é uma boa estratégia. As leguminosas reabastecem o conteúdo de nitrogênio do solo.
Remova e descarte adequadamente as plantas afetadas por doenças e pragas.
Saiba quais plantas podem ser plantadas a cada ano. As abóboras, segundo algum cientista, só deveriam ser plantadas a cada 7 anos.
Agricultores praticam rotação de culturas
Os agricultores praticam a rotação de culturas para garantir uma boa colheita de seu solo em cada época de plantio. Ao girar suas plantações, você mantém o solo fértil, restringe a proliferação de pragas e protege suas plantas de doenças que se instalaram no solo ao longo do tempo. Pratique a rotação de culturas para uma colheita contínua de vegetais saudáveis e outras culturas.