Você tem uma árvore crescendo em um local inconveniente? Talvez seja muito perto de sua casa, ou talvez esteja dando sombra indesejada em seu jardim. É possível transplantar uma árvore, desde que não seja muito grande e consolidada. Aqui estão as etapas envolvidas:
Passo 1
Decida onde transplantá-lo. Você deve escolher um local onde a árvore possa prosperar. Saiba mais sobre a árvore e que tipo de ambiente ela precisa. Algumas árvores precisam de mais sol, algumas precisam de mais sombra, algumas precisam de muita água, etc. Além disso, certifique-se de que haja espaço suficiente para crescer.
Passo 2
Decida quando transplantar. É melhor fazer isso no final do outono ou no inverno, antes ou depois que a geada endurecer o solo. Evite perturbar a árvore quando ela estiver lançando novas folhas.
Etapa 3
Cave um buraco. Você precisará estimar o tamanho desse buraco. Deve ser duas a três vezes maior que a raiz da árvore. Se você estiver em dúvida, pode fazer algumas escavações exploratórias ao redor da árvore para ver o tamanho do sistema de raiz. Não cave o buraco muito fundo: o sistema radicular precisa estar no mesmo nível no novo buraco e no solo agora. Plantar sua árvore muito fundo irá estimular o apodrecimento.
Passo 4
Marque a árvore. Isso o ajudará a lembrar para qual direção ele estava voltado. Sua árvore ficará mais saudável se o mesmo lado continuar voltado para o sol.
Etapa 5
Desenterre a árvore. Não comece perto da base da árvore. Em vez disso, comece talvez 30 centímetros para fora se estiver lidando com uma árvore muito jovem. Quanto maior a árvore, mais longe você deve começar. Use uma pá afiada para que você possa cortar as raízes de forma limpa. Faça o seu melhor para manter a raiz intacta. Exponha o mínimo possível das raízes. Isso será mais fácil se o solo for firme, mas úmido. Se o solo estiver muito seco, regue com antecedência.
Não force as raízes para cima do solo se estiverem presas! Em vez disso, desenterre-os com cuidado ou corte-os de maneira limpa.
Etapa 6
Transporte a árvore. Estenda uma lona ou um grande pedaço de estopa e coloque a árvore sobre ela. Você pode então arrastar a árvore para seu novo local.
Etapa 7
Coloque a árvore no buraco. Certifique-se de que não está plantado mais fundo do que originalmente. Certifique-se de que a árvore está reta e, em seguida, preencha cuidadosamente o buraco com a terra escavada. Suavemente aperte a terra e regue enquanto vai para evitar bolhas de ar. Não regue tanto a ponto de lavar a terra desde as raízes.
Crie uma barragem ao redor da árvore. Você pode amontoar a terra para formar um amplo círculo ao redor da árvore. Essa bacia ajudará a reter a água, garantindo que as raízes recebam toda a umidade de que precisam.
Etapa 9
Estabeleça a árvore. Uma muda jovem transplantada ficará vulnerável a ventos fortes. Esta estaca o ajudará a resistir a fortes ventos e tempestades.
Etapa 10
Adicione cobertura morta. Fornece uma camada de cobertura morta com cerca de cinco a sete centímetros de profundidade. Isso ajudará a manter o solo úmido. No entanto, deixe alguns centímetros de "espaço para respirar" ao redor do tronco. E faça o que fizer, não adicione fertilizante! O fertilizante estimula o novo crescimento e as raízes ficarão muito estressadas para fazer qualquer coisa além de se recuperar do transplante.
Regue a árvore. Manter as raízes boas e úmidas ajudará a árvore a sobreviver. A rega torna-se especialmente importante no verão. Durante os primeiros anos, regue a árvore profundamente uma vez por semana.
Ferramentas necessárias:
Uma pá afiada
Tarp
Adubo
Dicas rápidas:
Peça a ajuda de um amigo. Transplantar uma árvore é muito mais fácil com duas pessoas trabalhando.