Um ensaio tem muitos propósitos. Pode criticar, entreter, apoiar e iluminar. Infelizmente, porém, muitas pessoas que gostariam de tentar a redação de um ensaio acham todo o processo exasperante e difícil. Eles naturalmente tendem a acreditar que os ensaios são apenas para aqueles que têm um dom inato para escrever, e aqueles que não têm a habilidade nem devem tentar compor um material simples.
Os ensaios, independentemente do tema ou propósito, seguem um processo básico de redação. Este processo testado pelo tempo é detalhado abaixo.
- Decida um tópico - se alguém tem que escrever sobre um tópico que foi atribuído, ele não tem outra escolha a não ser concordar; entretanto, se alguém tem a liberdade de escolher um tópico, então o mundo inteiro está diante dele. Isso significa que ele pode escolher livremente um tema de seu interesse, o que lhe dá uma chance maior de produzir um ensaio mais forte.
- Definir o propósito - pode-se usar seu ensaio para persuadir as pessoas a compartilhar sua crença, para explicar como funciona um sistema de crença ou para educar as pessoas sobre uma determinada cultura, tribo, ideia ou momento da história. O tópico sobre o qual se decide escrever deve se adequar ao seu propósito.
- Faça pesquisas de verdade - Usar a internet para coletar informações está ok; no entanto, se um ensaio depender totalmente de dados retirados da web, provavelmente irá falhar. Uma série de páginas da web estão abertas para edição pública, então é uma tolice colocar todo o seu impulso na internet. A pesquisa real usa livros, manuais, jornais, mapas e dados estatísticos. Saber como separar informações vitais e triviais é a chave para um ensaio de sucesso.
- Crie um esboço - Antes de escrever, o escritor deve primeiro mapear a estrutura de seu ensaio. Isso é feito usando marcadores para descrever o conteúdo de cada parágrafo. Um esboço avalia a ordem de apresentação da ideia principal do ensaio. Um esboço típico consiste na declaração, o argumento e a evidência do argumento.
- Editar várias vezes - Antes de enviar a peça final, deve-se ler o ensaio novamente para garantir que todas as frases e parágrafos estejam livres de grafia, tempo verbal ou estrutura incorreta. A edição faz mais do que corrigir o corpo geral do ensaio; também dá ao escritor um novo olhar sobre a mensagem do ensaio. Qualquer pessoa que tenha concluído um ensaio irá atestar que por trás de seu sucesso estão longas e exaustivas horas de edição meticulosa.