Esteja você procurando construir seu currículo, preparar-se para estudos de pós-graduação rigorosos ou simplesmente se aprofundar em um tópico de interesse, considere incluir uma tese de graduação em seu plano acadêmico.
Selecione um topico. Se você está tendo problemas para decidir sobre uma ideia, pense nas seguintes perguntas: Quais áreas lhe interessam? Quais foram seus cursos favoritos? Se tempo e dinheiro não fossem um problema e você pudesse pesquisar qualquer tópico, qual seria?
Seja específico. Um tópico de tese deve ser enfocado. Se você é um estudante de biologia interessado no comportamento das aves, uma tese sobre os padrões de migração das aves seria muito enciclopédica em seu escopo. Para este exemplo, você poderia restringir a uma ave específica em um determinado local ou situação e chegar a uma tese sobre os padrões de migração do mergulhão-do-bico-amarelo em anos de seca. Os alunos de história podem querer se concentrar em um curto período de tempo na vida de um líder famoso, e os alunos de educação podem encontrar uma tese válida sobre a eficácia de uma técnica de ensino para um único nível de série.
Encontre um conselheiro. A maioria das escolas exige que você encontre um professor para supervisionar seu trabalho. Mesmo que não seja obrigatório, as sugestões e orientação que você pode receber de um consultor são inestimáveis. O ideal é que seu orientador seja alguém com interesses de pesquisa semelhantes, mas mesmo professores que se concentram em tópicos completamente diferentes podem compartilhar percepções universais sobre metodologias de pesquisa e redação do produto final.
Inscreva-se em um curso de tese. Você está trabalhando muito; por que não ganhar crédito por isso? Dependendo de sua escola e programa de graduação, você pode precisar se inscrever em uma tese de último ano ou curso de estudo independente. Esses cursos estão normalmente disponíveis para qualquer valor de um a seis créditos. Se uma experiência de pesquisa não é exigida para a graduação, uma tese pode ser uma ótima maneira de cumprir os requisitos eletivos em seu curso.
Crie um plano de ataque. Como você conduzirá sua pesquisa e de quais recursos precisará? Você vai precisar de equipamento de laboratório ou cobaias humanas? Sua pesquisa pode ser concluída na biblioteca da universidade ou você precisa de acesso a arquivos e coleções especiais? Quanto tempo esse trabalho vai envolver? Use as respostas a essas perguntas para criar um plano de ação para concluir sua tese.
Reserve tempo para sua pesquisa. Não perca de vista os objetivos de sua tese ao se deparar com o estresse da vida cotidiana. Pode ser muito fácil procrastinar e guardar o trabalho para outro dia. Não há nada de errado em priorizar sua programação para que você trabalhe em sua tese no dia seguinte a uma grande metade do semestre em vez de no dia anterior, mas você deve usar essa flexibilidade com moderação.
Mantenha registros cuidadosos. Sua tese final será tão boa quanto as informações que você coletar. Esteja você fazendo anotações em uma peça da literatura ou coletando dados no laboratório, seja preciso em seus métodos.
Dê brilho ao seu trabalho. Você quer que sua tese represente seus melhores esforços. Mesmo alguns erros de digitação descuidados podem prejudicar seu trabalho. Se você não se sentir confortável com suas habilidades de redação, visite o centro de redação de sua universidade ou encontre um especialista em inglês disposto a revisar sua tese.
Publicação de pesquisas e possibilidades de apresentação. Depois de criar uma tese, você não quer guardá-la para si. Procure em conferências e jornais profissionais oportunidades de compartilhar seu trabalho. Além da valiosa experiência de preparar seu trabalho para publicação ou apresentação, é um crédito que ficará ótimo em um currículo.
Siga essas sugestões e, em breve, você poderá exibir com orgulho sua tese concluída.