Como escrever um plano de ação que produza resultados?
Aaron Rezende
• 3 min de leitura
Quem escreve um plano de ação para atingir as metas estabelecidas é uma pessoa organizada e eficiente.
Certos objetivos, seja para negócios ou para a escola, exigirão a elaboração de um plano de ação eficaz. Quem escreve um plano de ação para atingir as metas estabelecidas é uma pessoa organizada e eficiente. No entanto, nem todos são versados nessa tarefa. Algumas pessoas podem criar um plano de ação que não seja tão eficaz. Criar um plano de ação matador pode ser a passagem para o sucesso e aqui estão algumas dicas sobre como fazê-lo.
Liste os objetivos. Cada plano de ação começa com uma série de metas que precisam ser alcançadas. Determine as metas e liste-as em um papel ou quadro. Ao determinar as metas, certifique-se de que sejam realistas e mensuráveis. É uma perda de tempo definir objetivos que não podem ser realmente alcançados ou medidos. Ao mesmo tempo, as metas devem ter um cronograma e devem ser específicas. Dito isso, certifique-se de listar as metas que possuem todas essas características, caso contrário, o plano de ação que você desenvolverá será discutível.
Enumere as tarefas. Uma vez que cada meta tenha sido determinada e anotada, prossiga listando todas as tarefas que serão necessárias para atingir cada meta. Comece com o primeiro objetivo e liste as tarefas necessárias para alcançá-lo. Algumas tarefas podem ser muito amplas, enormes e gerais. Se for esse o caso, não hesite em dividir essas tarefas em atividades menores e minuciosas. Certifique-se de que todas essas tarefas são relevantes e necessárias para o objetivo específico. Repita o mesmo processo para as outras metas.
Defina uma linha do tempo. Agora que todas as tarefas foram enumeradas, defina um cronograma para cada tarefa. Deve haver uma data para o início da tarefa e a data de término ou prazo final. No entanto, é melhor ser específico, se isso representar um problema, considerando dar a cada tarefa um cronograma geral que normalmente é medido em semanas.
Certos objetivos, seja para negócios ou para a escola, exigirão a elaboração de um plano de ação eficaz.
Determine os recursos para cada tarefa. Assim que a linha do tempo for definida para cada tarefa, comece a calcular os custos de cada tarefa. Isso incluirá os materiais, fundos e mão de obra para a tarefa. Isso também pode ser considerado um orçamento inicial. Certifique-se de permitir um pouco de espaço para as pernas em termos de orçamento, se possível.
Delegue o trabalho. Depois que tudo estiver definido, a delegação é a próxima etapa. Designe uma pessoa ou grupo específico para trabalhar em cada tarefa. Você pode atribuir várias tarefas a certas pessoas, dependendo da disponibilidade de recursos humanos.
Considere um brainstorming. Ao escrever um plano de ação, considere trazer algumas pessoas que trabalharão no mesmo projeto para obter sua opinião. Esta é uma maneira prática de fazer as coisas com eficiência. Quanto mais cérebros trabalhando nisso, mais idéias engenhosas serão descobertas e aplicadas. Isso pode ajudar muito em todo o processo.
Certifique-se de incluir cronogramas para revisão para avaliar as tarefas que foram concluídas com base nos cronogramas definidos. A revisão deve ser feita regularmente. Certifique-se de que as datas da revisão estejam claramente indicadas no plano de ação para evitar confusão e mal-entendidos entre os membros da equipe.