Como criar programas fortes de desenvolvimento juvenil?
Nicole Norma Gusmão
• 3 min de leitura
Você quer ser o próximo ícone confiável do desenvolvimento juvenil? Isso não é realmente impossível, embora um pouco difícil. Moldar a juventude é uma das melhores coisas que você pode fazer para garantir que deixará um legado positivo para as gerações futuras. Você pode envelhecer com o tempo, mas seu esforço para o desenvolvimento da juventude tem um efeito cascata se administrado de maneira adequada e vigorosa.
O cerne do empoderamento de jovens envolve dar educação aos jovens, conectá-los a uma comunidade jovem, manter as operações por meio de um fundo seguro para jovens e envolver você e os jovens em um projeto jovem de seu gosto. Esses são os elementos de um forte programa de desenvolvimento de jovens, e você pode alcançá-los de forma mais concreta com as seguintes diretrizes.
Tenha uma causa ou princípio forte e atraente para os jovens e baseie seu programa nesse princípio. Você não pode atrair os jovens para a sua causa se ela não for forte ou envolvente o suficiente para eles. Para alguns programas de desenvolvimento em regiões pobres, você pode até precisar suprir suas necessidades básicas antes de apresentar seus princípios ou programas.
Comece pequeno e acrescente cada vez mais os incrementos ao longo do tempo. Quando você está iniciando seu programa de desenvolvimento juvenil, é aconselhável começar pequeno e manter o pequeno grupo que você tem leal e feliz. Dessa forma, eles poderão encorajar outros jovens a se juntarem à sua causa mais tarde, porque estão solidamente ancorados em seu programa.
Obtenha a voz dos jovens por meio de discussões em grupos focais, pesquisas e feedback. É melhor manter os jovens ouvidos e comunicar que você está depois do desenvolvimento deles e que o feedback deles é o mais importante. Você pode imaginar muitas maneiras de conseguir isso: por meio de discussões em grupo, entrevistas e muitas outras maneiras de abrir as plataformas para suas próprias ideias sobre a melhor forma de alcançá-los e envolvê-los.
Afiliações e patrocínios. Os fundos são outro fator. Você pode ter que fazer alguns acordos com outras fundações com um objetivo semelhante ao seu ou obter patrocínio de indivíduos e grupos que também são responsáveis pela sua causa para o desenvolvimento da juventude.
Estratégia de acompanhamento eficaz. Além de causar uma boa primeira impressão por meio de eventos envolventes (conferências de jovens, etc.), você terá uma chance melhor de deixar uma marca duradoura no coração e na mente dos jovens se for capaz de fazer um bom acompanhamento. Empregue um sistema de amizade ou estabeleça alguns subgrupos ou comitês para unir e fomentar a camaradagem que ajudará a manter os jovens voltando para mais.
Faça seu programa o mais multifacetado possível. Torne-o divertido e variado o suficiente. O jovem tem vários interesses. Use a arte, os esportes e a educação como pontes no avanço do seu programa de desenvolvimento. Alguns dos jovens nascem artistas, enquanto outros são mais confiáveis em outras tarefas. Abra espaço para esses interesses diferentes e use-os de acordo.
Conecte-se continuamente usando avenidas tecnológicas. Vincule-os por meio de fóruns, sites de redes sociais e blogs.
Compreenda a psicologia e a cultura juvenil. Conhecimento em psicologia e tipos de personalidade também é uma boa opção. Além de ajudá-lo a ter boas habilidades de liderança, isso também permitirá que você seja flexível e mais capaz de compreender o grupo de jovens que está tentando alcançar.