Como professor, é seu trabalho ser capaz de alcançar todos os alunos para que eles aprendam o máximo possível. Às vezes pode parecer uma luta, mas ao determinar e compreender seu estilo de ensino, você pode descobrir como alcançar mais alunos. Não existe uma maneira certa ou errada de ensinar e o estilo é uma coisa subjetiva, mas aqui estão algumas maneiras de descobrir qual estilo se parece mais com o que você prefere.
- Autoridade formal. Você se concentra principalmente na entrega de conteúdo? Se você tem um estilo centrado no professor, pode preferir a autoridade formal. Educadores que ensinam no estilo de autoridade formal geralmente sentem que é seu trabalho mostrar o material aos alunos e explicar como entendê- lo. Esses tipos de professores tendem a lecionar mais e não necessariamente dão muito tempo para a participação dos alunos durante as aulas. Os professores com autoridade formal precisam sentir que estão no controle e podem não precisar estabelecer relacionamentos com seus alunos fora da sala de aula.
- Demonstrator. Um demonstrador ou professor modelo pessoal também se concentra na entrega de conteúdo, mas por meio de modelagem em vez de palestra. Ao mostrar aos alunos a maneira correta de realizar a tarefa em mãos, os demonstradores atuam como treinadores e valorizam a participação dos alunos como uma faceta importante da aula. Se você tentar incorporar instruções para diferentes estilos de aprendizagem em seus materiais, poderá se enquadrar nesta categoria.
- Facilitador. Talvez você sinta que os alunos devem ser responsáveis por seu próprio aprendizado e ser mais independentes em suas aulas. Muito provavelmente, então, você se sentirá mais confortável usando o estilo de ensino do facilitador. Este tipo de professor adota projetos de grupo com tutoria entre pares e grupos de aprendizagem. As atividades são uma grande parte do seu currículo e você tenta variar o ensino com frequência para permitir a criatividade.
- Delegator. O delegador coloca ainda mais ênfase na independência do aluno do que o facilitador. Se você permitir que seus alunos escolham os tipos de avaliações e projetos que farão por conta própria com pouca ou nenhuma contribuição sua, então você é um delegador. Você espera que os alunos aprendam a trabalhar em grupo e também a permanecer na tarefa ao trabalhar de forma independente. Ao permitir que seus alunos explorem e elaborem seus próprios projetos em torno do currículo definido, você espera ensiná-los mais do que apenas o assunto em questão.
Talvez você se enquadre em uma dessas categorias ou talvez seu estilo varie dependendo das aulas que você ministra. Para descobrir qual estilo é mais parecido com você, faça um teste de inventário de estilos em http://longleaf.net/teachingstyle.html.