A maioria das empresas são atividades autossustentáveis em si mesmas. No entanto, os projetos geralmente requerem algum tipo de financiamento de fontes diferentes. Algumas empresas podem executar projetos com seu financiamento interno. Alguns projetos, entretanto, podem precisar garantir financiamento de fontes como subsídios, doações ou outros investimentos. Isso vale especialmente para projetos escolares, projetos comunitários ou projetos de organizações por uma causa.
Patrocínios corporativos. Muitas vezes, grandes empresas e corporações concordam em patrocinar eventos esportivos, shows culturais, programas educacionais e até mesmo a construção de estabelecimentos. Isso geralmente é feito em nome de relações públicas e, às vezes, de caridade. Obter financiamento de patrocínios corporativos normalmente significaria que o logotipo e o nome da empresa teriam de ser incluídos nos materiais promocionais do seu projeto, como panfletos, publicações, flâmulas e similares. Se for um evento, os pacotes de patrocínio também costumam incluir ceder um espaço, estande ou mesa para a empresa divulgar seus produtos. Se o patrocínio for para um evento de caridade, uma empresa pode até reivindicá-lo como uma dedução de suas obrigações fiscais.
Eventos de arrecadação de fundos. Para arrecadar dinheiro para um projeto administrado por uma comunidade ou escola, um evento de arrecadação de fundos também é uma boa ideia para conseguir dinheiro e também para aumentar a conscientização para sua causa. Alguns bons eventos para arrecadação de fundos são vendas, solicitações de porta em porta, rifas e outros concursos. A arrecadação de fundos requer muito trabalho braçal, porém, e cada membro da comunidade ou organização deve ser capaz de participar para que funcione.
Concessões de negócios. Outra boa maneira de conseguir o patrocínio do seu projeto é obter uma bolsa de instituições financeiras. Algumas instituições de financiamento limitam seus patrocínios a certos tipos de projetos, como educacionais, de infraestrutura, relacionados à comunidade e outros. Além disso, a maioria das instituições que fornecem financiamento subvencionado pode ter algumas condições sobre como e onde você pode gastar o dinheiro.
Governo. Se você não conseguir encontrar dinheiro para patrocínio de fontes privadas, o financiamento do governo pode ser uma boa opção. Alguns governos locais têm um orçamento para projetos que promovem o intercâmbio cultural ou que ajudam a melhorar as instalações educacionais. Os governos locais também podem se coordenar com fundações e corporações para obter os fundos de que você precisa para iniciar seu projeto.
Formalize sua proposta. Como acontece com qualquer atividade empresarial, as fontes de financiamento mencionadas acima geralmente exigem que você apresente uma proposta formal, para que possam documentar e discutir melhor os méritos de lhe dar dinheiro para o seu projeto. Você pode incluir em sua proposta o histórico de seu grupo ou organização, o motivo pelo qual deseja executar um projeto, experiência anterior em arrecadar dinheiro e executar projetos e os beneficiários-alvo de seu projeto. Se você já tem estimativas de custo, seria útil se você pudesse fornecer detalhamentos de custos, para que os financiadores em potencial saibam exatamente o que estão pagando. Algumas fontes de financiamento podem preferir fornecer fundos parciais e, neste caso, eles também podem escolher quais partes de seu projeto financiar.
Relatório de atualizações. Depois de obter o patrocínio, certifique-se de fornecer aos seus financiadores um relatório regular sobre o status do projeto, o desembolso de seus fundos e quaisquer outros marcos relevantes. Isso os ajudaria a apreciar melhor sua causa e até mesmo seria uma boa referência em possíveis financiamentos no futuro.
Executar projetos por uma boa causa é benéfico não apenas para o público-alvo. Para a maioria das empresas, entidades governamentais e instituições financeiras, ajudar outras pessoas também é útil para eles, pois podem usá-lo como uma ferramenta de marketing, para avançar seus próprios objetivos e para ajudar as partes interessadas.