Encontrar o equilíbrio certo entre o disciplinador e o amigo às vezes é uma tarefa difícil para os professores. Se você estiver muito relaxado, os alunos assumirão o controle da sala de aula. No entanto, ser muito rígido fará com que eles se rebelem. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para encontrar o equilíbrio correto e melhorar o relacionamento entre alunos e professores.
- Não tente ser o melhor amigo deles. Embora seja bom ter um relacionamento positivo com seus alunos, você é a figura de autoridade e precisa agir como ela para obter o respeito que merece. Ao tentar muito ser amigo deles, você envia um sinal de que não há problema em tratá-lo como eles tratam seus amigos. Isso provavelmente não é o que você realmente deseja. Pode ser difícil disciplinar os alunos se eles estão acostumados a brincar com você.
- Não seja um mestre da tarefa. O estilo de ensino autoritário é um dos menos eficazes de acordo com a maioria das pesquisas. Se você estiver muito ocupado gritando ou sendo severo, perderá muitas oportunidades de ouvir e ganhar respeito. Ninguém quer realmente ser aquele professor que todos os alunos temem. Atenha-se às suas armas, mas não seja totalmente inflexível.
- Uma pequena conversa vai longe. Cumprimente seus alunos na porta e pergunte-lhes como está o dia deles. Essa técnica só funciona se você for sincero ao pedir. Faça-os sentir que você realmente se preocupa com eles.
- Sorria para eles e realmente escute. O contato visual é uma ótima maneira de mostrar a eles que você os respeita e que o respeito deles por você também aumentará. Quando estiver conversando com um aluno, deixe todas as outras coisas de lado para que ele saiba que o que ele tem a dizer é importante para você.
- O respeito é recíproco. Você pode pensar que ser professor significa automaticamente que os alunos devem respeitar você e seus hábitos. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Embora seja ideal, você precisa conquistar o respeito de seus alunos da mesma forma que os respeita se eles também o merecem.
Professores e alunos têm uma relação de dar e receber que precisa de trabalho constante. Comece com respeito e trabalhe no resto à medida que avança. Esse equilíbrio entre amigo e figura de autoridade é uma linha tênue, mas é possível com uma atitude positiva e paciência.