Como incorporar a educação interativa na sala de aula?
Melissa Rodrigues
• 3 min de leitura
A educação interativa é ensinada na maioria dos programas de graduação educacional. A palavra "interativo" passou a significar qualquer coisa em relação à tecnologia. Quando falamos das salas de aula de hoje como interativas, isso traz à mente os quadros brancos eletrônicos e todos os dispositivos que os acompanham, os retroprojetores e computadores. Na verdade, a palavra "interativo" significa simplesmente a maneira como nos comunicamos, seja uns com os outros ou com a tecnologia; é uma aprendizagem ativa e não passiva. Incorporar o aprendizado interativo na sala de aula pode ser aplicado a qualquer conceito que esteja sendo ensinado. É apenas o método pelo qual alguém escolhe ensiná-lo. O objetivo geral da aprendizagem interativa é apresentar o material de uma forma que facilite a compreensão do aluno, incentivando-o a participar do processo de aprendizagem. É fácil desenvolver um ambiente de sala de aula de forma a permitir que os alunos interajam com seu próprio aprendizado.
Videoclipe curto
Depois que a criança entra na sala de aula, é importante que ela imediatamente se envolva no assunto. Ao apresentar um novo conceito, uma revisão ou algo que vai envolvê-los imediatamente na aula do dia, o aluno tem mais chances de estar preparado para aprender. Podem ser notas no retroprojetor ou no quadro branco, um breve videoclipe, uma gravação de áudio ou música. Uma vez que o interesse do aluno é despertado, o cerne da lição é apresentado. É importante que a lição inclua aprendizagem passiva e ativa. Existem muitos modos de aprendizagem interativa a serem considerados: pares de alunos, projetos em grupo, apresentações orais, atividades centrais e interpretações dramáticas são meios de incorporar a aprendizagem interativa. Jogar é outra forma de transferir conhecimento. Durante o curso de uma aula, é sempre importante incluir algum tipo de apostila. Pode ser um preenchimento do espaço em branco, combinação ou combinação, folha de vocabulário ou um organizador gráfico. Ao fazer isso, ele mantém o aluno envolvido no processo de aprendizagem e também fornece um guia de estudo para um momento posterior.
Ao integrar uma estratégia interativa, é sempre importante considerar o nível e o estilo de aprendizagem dos alunos. Também precisamos lembrar que "interativo" não se limita à tecnologia, nem significa que ocorra apenas nos limites da sala de aula. Aprender como incorporar o método interativo correto na sala de aula não só fornecerá um ambiente de aprendizagem saudável, mas também produzirá um ambiente de aprendizagem seguro. Alunos ativamente engajados são apenas isso - ativos. Ao combinar a estratégia certa com a lição, os alunos comunicarão prontamente o que e quanto aprendizado ocorre. Aprender como incorporar a aprendizagem interativa em nossa sala de aula geralmente vem de nossa própria experiência como alunos; você pode começar com algo legal técnicas de aprendizagem interativas por meio de cursos online em educação.