Bzzzzzz!!! Quando se trata de chamar a atenção da turma, você já teve a sensação de que todas as tabuadas do mundo não podem competir com uma única abelha? Uma abelha em sua sala de aula pode causar uma perturbação bastante prolongada. Mesmo que nenhum de seus filhos esteja preocupado em ser picado, a presença se torna uma grande distração para praticamente todas as crianças, paralisando a produtividade enquanto seus olhos seguem a abelha aflita e agitada pela sala. Como você pode direcionar a atenção de volta para a lição em questão?
Mantenha as crianças o mais calmas possível. Obviamente, a melhor maneira de conseguir isso é dando um bom exemplo. Lembre-se de que as abelhas não gostam de estar em carros ou dentro de uma sala mais do que você gostaria que estivessem lá. Quando presos dentro de paredes, eles estão muito mais interessados em escapar do que em atacar.
Se o seu quarto tiver janela, apague as luzes. As abelhas são atraídas pela luz e gravitam naturalmente em direção a uma janela aberta em um quarto escuro.
Armadilhas. Quando você não consegue abrir as janelas, é possível que você possa prender a abelha.
O método da xícara. Usando um copo e um cartão de nota ou um pedaço de papel de construção, você pode prender a abelha e soltá-la. Espere até a abelha pousar em uma superfície plana e acessível. Aja rapidamente para cobrir a abelha com o copo. A abelha reconhecerá rapidamente que está presa, zumbindo freneticamente. Deslize o papel de construção sob o copo para cobrir a abertura. Então você pode levar a abelha para fora e soltá-la. Certifique-se de se afastar da abelha rapidamente, pois seu método a atormentou consideravelmente. Mantenha alguns copos de plástico transparentes em seu quarto exatamente para essa situação.
A engenhoca de fantasia.Se uma abelha ou vespa for impossível de apanhar e não puder ser encorajada a sair da sala, uma abordagem passiva pode ser o truque. Você não vai querer construir um dispositivo elaborado no local; este método se aplica melhor a vocês que procuram evitar distrações prolongadas das abelhas no futuro. Veja como construir uma armadilha para apanhar as abelhas que simplesmente não vão embora.
Comece com uma jarra de plástico transparente ou garrafa pop de 2 litros. A garrafa pop será ainda mais conveniente como câmara de sua armadilha.
Para o frasco de plástico transparente, você precisará criar um cone de funil com um pouco de papel de construção. Faça o papel com cores vivas. Prenda com fita adesiva de forma que o papel forme um cone que possa ficar voltado para dentro contra os lábios do frasco, com uma abertura no fundo que mede cerca de 2,5 cm de diâmetro.
Adicione um pouco de água com açúcar ou suco de fruta doce ao recipiente e, em seguida, prenda com fita adesiva o cone na parte superior, selando o recipiente, exceto por aquela pequena entrada no fundo do cone.
Para a garrafa pop, tudo o que você precisa fazer é cortar o topo da garrafa cerca de um terço da parede. Se você virar a tampa de cabeça para baixo e colocá-la nos dois terços inferiores da garrafa original, terá criado aproximadamente o mesmo design do frasco e do cone, mas com menos esforço. Basta adicionar um pouco de líquido doce (ou deixar um pouco de coca dentro da garrafa) e colar a tampa invertida no fundo.
Quando capturar manualmente a abelha viva parece impossível, coloque uma dessas armadilhas perto de uma janela ou luz forte. Se você notar a abelha rastejando pelo cone em direção à abertura, pode tentar prendê-la viva bloqueando o topo do cone com papel e levando toda a armadilha para fora para soltar a abelha viva.
Se você tentar capturar a abelha várias vezes sem sucesso, faça uma pausa. Tentar capturar a abelha repetidamente só vai agitá-la. Uma abelha agitada é ainda mais difícil de pegar e mais propensa a picar.
Preocupações com alergias. Se alguma das crianças for alérgica a picadas de abelha, elas devem sair da sala até que a abelha vá embora. É claro que você também não deve se aproximar da abelha, a menos que saiba com certeza que não é alérgico.
A maioria dos professores, em determinado momento, se vê competindo com um minúsculo inseto pela atenção das crianças. Não desanime quando as crianças não conseguem se concentrar em nada além da abelha. Quando a provação terminar, considere a abelha uma oportunidade de aprendizado. Se as crianças expressaram fascínio pela abelha (e sem dúvida que sim!), Desmistifique seu apicultor (ahem) com uma pequena lição. As crianças devem aprender a respeitar esses insetos pelo papel que desempenham em nossas vidas.