As pessoas normalmente se comunicam por escrito ou falando. Mas para uma criança surda, a comunicação pode ser muito desafiadora. A perda auditiva afeta uma pessoa de maneiras diferentes. Quanto mais severa for a perda de audição da pessoa, mais difícil será para ela aprender a se comunicar.
Crianças surdas desenvolvem excelente linguagem
A audição de uma criança ainda pode ser melhorada se a perda de audição ocorrer nos primeiros três anos de vida da criança. Uma criança surda ainda pode aprender a falar e se comunicar se sua deficiência for diagnosticada precocemente. Com a tecnologia de hoje, os implantes cocleares, juntamente com um programa educacional e de treinamento eficaz, podem ajudar as crianças surdas a desenvolver uma linguagem e fala excelentes.
Além de usar a linguagem de sinais, existem outros métodos que podem ser usados para ensinar uma criança surda a se comunicar. Com um implante coclear ou aparelho auditivo, uma criança com perda auditiva pode aprender a falar e ouvir. A criança maximiza o uso de sua audição residual usando o aparelho auditivo ou implante, e as técnicas terapêuticas fornecidas para desenvolver suas habilidades auditivas e de linguagem falada. Aqui estão as outras opções de comunicação que os pais podem escolher para ajudar seus filhos surdos a se comunicarem:
Método auditivo / oral. O método auditivo / oral visa auxiliar uma criança surda a desenvolver suas habilidades acadêmicas e a linguagem falada para que possa participar ativamente da sala de aula e interagir no ambiente escolar normal. Ele prepara a criança para viver e realizar tarefas em uma comunidade de ouvintes. Técnicas visuais são usadas para ensinar a criança a falar normalmente.
Método auditivo-verbal. A abordagem auditivo-verbal possui muitas semelhanças com o método auditivo / oral. Essa metodologia se concentra fortemente em ajudar uma criança surda a maximizar sua audição residual e dá-lhe a capacidade de fazer uso dela. Uma criança com audição mínima é ensinada a ouvir para que possa aprender a falar. Princípios orientadores predefinidos a serem seguidos pelos pais da criança e profissionais licenciados são usados na implementação do método auditivo-verbal. Um profissional licenciado e os pais da criança colaboram para ensinar a criança surda a ouvir e falar
Método de fala com pistas. Para uma criança que tem um caso mais severo de perda auditiva e não pode usar sua audição amplificada para se comunicar, o método da fala com pistas é mais eficaz. É um método de comunicação visual que faz uso de informações fonéticas e aprimora a capacidade de leitura labial da criança. No método da fala com indicação, os movimentos normais da boca durante a fala são combinados com dicas ou formas das mãos que simbolizam os sons da fala.
Criança surda diferencia sons
As oito formas das mãos ajudam a criança surda a diferenciar sons que podem parecer iguais quando os lábios de uma pessoa que fala são lidos, um exemplo disso seriam os sons "b" e "p". Além das formas das mãos, quatro posições da boca que representam os sons das vogais também são ensinadas. Para aprimorar ainda mais as habilidades de comunicação da criança, a maioria das crianças ensinadas usando o método da fala com pistas está matriculada em outros programas de linguagem que se concentram no desenvolvimento de habilidades auditivas e orais.
Outras opções de comunicação também incluem:
(Bilingue / Bicultural) Método Europeu de Língua Gestual
Dependendo da extensão da perda auditiva de seu filho, uma ou várias das opções de comunicação listadas podem funcionar em seu filho. O grau ou gravidade de sua deficiência e por quanto tempo o método de comunicação é implementado afetará o quão bem seu filho será capaz de se comunicar.
Antes de decidir qual método adaptar, reúna mais informações e avalie cuidadosamente o método de comunicação que seria melhor para seu filho surdo.