A comunicação é a chave para um bom relacionamento professor-aluno. Como professor, você teve alunos fáceis de conversar e entender, mas outros podem deixá-lo coçando a cabeça. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se comunicar de forma eficaz com seus alunos.
- Não fale sobre suas cabeças. Você precisa saber quem é seu público e o que eles podem entender. Usar muito jargão técnico ou "palavras de 3,70€" pode simplesmente perder a atenção dos alunos e eles irão desligá-lo completamente. Mantenha-o em um nível que eles entendam, mas não tente ser da idade deles. Embora todos possam falar gírias na maioria das vezes, mantenha sua fala profissional.
- Não fale abaixo do nível deles. O outro lado está falando com os alunos. Tratar os alunos do ensino médio como alunos do jardim de infância pode fazer com que eles também sintam o seu desconforto. Conhecer o seu público é a chave.
- Verifique se há compreensão. Ao dar instruções verbais, certifique-se de que os alunos estão seguindo, procurando olhares confusos ou perplexos. Peça aos alunos que repitam o que você diz para ter certeza de que está na mesma página. Geralmente é como um jogo de telefone e eles não ouvem a mesma coisa que você está tentando dizer a eles. Ao repetir suas palavras, não há falha de comunicação.
- Fale com clareza e devagar. Isso geralmente não é um problema para a maioria dos professores, mas às vezes você pode se sentir apressado ou frustrado devido a um período curto de aula ou uma aula excessivamente ativa. Quando você fala muito rápido ou muito baixo, você perde a atenção deles.
- Use dicas não verbais para enfatizar partes importantes. A linguagem corporal é uma boa maneira de passar o ponto. Use uma variedade de dicas positivas da linguagem corporal e gestos com as mãos para ajudar os alunos a entender os pontos principais.
- Escreva se necessário. Nem todos os alunos são aprendizes auditivos. Embora a comunicação verbal possa ser fácil e eficaz com o tempo, para melhores resultados ofereça instruções em uma variedade de métodos. Anote as partes mais importantes ao falar ou relacione os pontos principais no quadro-negro antes de começar. Os alunos visuais apreciarão o esforço e também atuará como um roteiro para manter a discussão no caminho certo.
Os alunos dão o melhor de si para ouvir na maior parte do tempo. Às vezes, eles simplesmente não entendem e têm medo de pedir esclarecimentos. Tenha as idéias acima em mente ao se comunicar verbalmente para ser eficaz.