Como se comunicar de forma eficaz com uma filha adolescente?
Manuel Padrão Filho
• 4 min de leitura
A vida de adolescente é a parte mais complicada da vida de sua filha. Mas pode ser o mais emocionante e o mais assustador para você. Como você lidará com esta fase tão crítica da vida de seu filho? Um meio eficaz de se comunicar com sua filha adolescente vai ajudar muito.
Mas como você pode se comunicar com eficiência com sua filha adolescente, especialmente se ela é a típica adolescente confusa, odeia os pais e é rebelde? As dicas a seguir podem ser úteis:
Preste atenção nas dicas. Você pode dizer se há algo acontecendo com sua filha adolescente. A mudança na moda, nos interesses e na maneira como ela fala podem dizer se sua filha está mudando para melhor ou para pior. Fique atento a essas dicas como muita maquiagem, roupas bem reveladoras e fala com raiva. Deve haver algo errado. Observe-a por alguns dias até saber o que está errado. Lembre-se de que o problema identificado está meio resolvido. Depois de saber o que realmente está acontecendo com sua filha, você pode traçar um plano para falar com ela com sucesso.
Seja sua amiga. Lembra-se da boa e velha frase de que quando seu filho é um bebê, você deveria ser seu melhor companheiro de brincadeiras, quando ela começou a ir para a escola, você deveria ser seu melhor disciplinador e quando ela se tornar adolescente, você deveria ser seu melhor amigo? Esta frase simples deve guiá-lo através de sua paternidade. Não é apenas que essa frase está escrita nas escrituras, mas a ciência provou que isso é verdade.
Ganhar confiança. O que há de errado com a maioria dos pais é que eles continuam julgando suas filhas com base em suas dúvidas. Muitas dessas dúvidas são infundadas e vêm apenas de sua intuição. Imagine como você se sentirá se seu pai estiver acusando você de algo que você nem pensa em fazer. Você se sentirá péssimo e sentirá que seus pais não confiam em você. É por isso que construir confiança é muito importante. Diga a sua filha que você confia nela, por isso está permitindo que ela saia com amigos. Mas certifique-se de que ela também será responsável por essa confiança. Como se ela devesse voltar para casa antes do toque de recolher, etc.
Saiba quais são os interesses dela e junte-se a ela fazendo o que ela gosta. O que sua filha gosta de fazer? Talvez ela goste de fazer compras, experimentar maquiagem ou desenhar roupas. Junte-se a ela nessas atividades e sua filha não só desfrutará de seus momentos juntas, mas você também conhecerá melhor seu filho.
Ouço. Como sua filha vai te entender se você não souber ouvir? Ouvir significa entender o que sua filha está falando. Por exemplo, se você a pegou quebrando suas regras, converse com ela. Ouça por que ela fez isso. Talvez ela não quisesse quebrar suas regras. Você nunca vai entender isso se estiver com raiva e nunca a deixar explicar o lado dela.
Controle seu temperamento. Você é mais maduro do que seu filho. E seu filho provavelmente é imaturo agora. Portanto, você deve controlar seu temperamento e não seu filho. Tanto quanto possível, nunca deixe sua raiva explodir tudo. Isso vai causar traumas e impressões erradas ao longo da vida sobre você. Se você sentir que está explodindo, tente beber água e respirar profundamente. Isso deve ajudá-lo a se sentir relaxado.
Criar uma filha adolescente pode não ser tão difícil em comparação com criar um filho adolescente. Mas nada será difícil para um pai que está pronto para dar todo o seu apoio, compreensão e amor por sua filha.