Como fazer alto-falantes de áudio doméstico com bi-fio?
David Vale
• 4 min de leitura
Um guia de bi-fiação de alto-falante
A diferença sônica de bi-cabeamento de seus alto-falantes será audível, desde que você faça seu dever de casa e combine os alto-falantes certos com a amplificação e equipamento de fonte certos. Em outras palavras, você não pode transformar um sapo em um príncipe se estiver bi-conectando aqueles novos alto-falantes hot rod com um amplificador ou receptor de baixa potência.
Os alto-falantes bi-cabeados empregam filtros de frequência crossover. Com as barras de ligação pós-ligação removidas, os filtros de frequência de crossover direcionam as conexões de alta e baixa frequência do amplificador para as conexões correspondentes nos terminais do alto-falante.
Os alto-falantes estéreo bi-cabeados têm um som mais limpo porque separar a amplificação das frequências altas e baixas diminui a distorção no amplificador, enviando um sinal menos distorcido aos filtros de frequência de crossover do alto-falante.
Na bi-cablagem, são usados dois conjuntos de cabos de alto-falante (um positivo e um negativo) para cada canal. Um conjunto de cabos é conectado aos postes de ligação de alta frequência (tweeter), enquanto o segundo conjunto de cabos é conectado aos postes de ligação de baixa frequência (woofer).
Passo 1
Os fios dos alto-falantes são conectados aos alto-falantes por meio dos terminais de ligação na parte traseira do alto-falante - geralmente, um vermelho (positivo) e um preto (negativo). Os alto-falantes configurados para bi-cablagem são diferentes dos alto-falantes convencionais, pois têm 4 postes de ligação - 2 conjuntos de conexões positivas (vermelho) e negativas (preto).
Os alto-falantes de última geração usam postes de ligação com parafusos que aceitam fios de alto-falante com terminação em espadas, plugues banana ou pinos sólidos. Os alto-falantes econômicos usam uma alavanca que prende o fio após inseri-lo no conector.
Os fabricantes enviam novos alto-falantes com uma barra de jumper, que conecta os terminais positivo e negativo. Isso é feito para permitir que a configuração convencional positivo / negativo de 2 fios seja usada se o usuário optar por não bi-cabear o alto-falante.
Passo 2
Para fazer a bi-cablagem do alto-falante, primeiro remova as barras de jumper. Isso é muito fácil, pois tudo que você precisa fazer é afrouxar as conexões e deslizar as barras de jumper para fora dos postes de ligação.
Etapa 3
Prepare o cabo bifilar do alto-falante para as conexões. Se você comprou um cabo de alto-falante bifilar que já termina com espadas, bananas ou pinos, pode pular esta etapa.
Os cabos de alto-falante sem terminação precisarão ter o revestimento removido para expor o fio de cada cabo. Embora não seja recomendado, você pode fazer as conexões apenas torcendo os fios individuais de cada cabo e prendendo-os aos postes de ligação. No mínimo, solde as pontas para evitar o desgaste, o que pode levar à perda de sinal.
É altamente recomendável que você adquira conectores tipo pino, banana ou pino e, em vez disso, termine os cabos usando-os. Tome cuidado ao fazer as terminações para garantir que você possa identificar os fios positivos e negativos para evitar que a conexão ao amplificador esteja fora de fase.
Passo 4
Faça as conexões nos terminais dos alto-falantes. Certifique-se de desligar e desconectar todas as fontes de alimentação do amplificador, equipamento de origem e alto-falantes primeiro. Conecte os fios positivo e negativo de alta frequência (tweeter) aos terminais de ligação de alta frequência no alto-falante. Em seguida, faça as conexões de baixa frequência (woofer).
Faça as conexões no amplificador. Muitas maior - amplificadores finais têm dois conjuntos de mensagens por canal de ligação e espelhar as conexões dos terminais de coluna no amplificador. Conecte os fios de alta frequência do alto-falante à linha superior de terminais de ligação positiva e negativa no amplificador. Em seguida, conecte os fios de baixa frequência do alto-falante à linha inferior de postes de ligação. Certifique-se de que as conexões sejam positivas para positivas e negativas para negativas.
Etapa 6
Para amplificadores com apenas um conjunto de terminais de ligação por canal: nas conexões do amplificador, combine os dois fios positivos e, a seguir, os dois fios negativos. No amplificador, conecte os fios positivos unidos ao terminal de ligação positivo e, em seguida, faça o mesmo no terminal de ligação negativa.
Etapa 7
Verifique novamente todas as suas conexões. Ligue o amplificador e o equipamento-fonte e teste o sistema. O que você está procurando é uma ou mais das conexões fora de fase (conexão positiva no amplificador ou alto-falante cruzada para uma conexão negativa). Isso degradará a qualidade do som significativamente. Para corrigir o problema, desligue e desconecte os componentes eletrônicos novamente, volte para as etapas 3, 4 ou 5 e reconfigure as conexões corretamente.
As ilustrações deste artigo mostram apenas um canal. As etapas seriam repetidas para fazer as conexões para o outro canal.