Como comprar subwoofers?

Os subwoofers de disparo lateral têm um ou vários drivers que disparam para o lado
Disparo lateral / disparo frontal ou disparo no chão: os subwoofers de disparo lateral têm um ou vários drivers que disparam para o lado.

Um subwoofer reproduz o som audível de baixa frequência. Às vezes é chamado de canal LFE (Low Frequency Effects). Um bom subwoofer pode sacudir você e fazer você sentir o som. Mas muito poucas pessoas se importam muito com o tipo e a qualidade dele. Aqui está uma lista de verificação para escolher o certo para você.

Passo 1

É alimentado? Os subwoofers podem ser passivos ou alimentados. O subwoofer alimentado (ativo) precisa de fonte de alimentação separada, enquanto o subwoofer passivo não. O subwoofer passivo é acionado diretamente pelo amplificador / receptor AV.

O efeito de som de um subwoofer depende da potência fornecida a ele. Para o subwoofer passivo, esta potência é limitada à potência máxima de saída do amplificador / receptor AV.

Mas, o caso é diferente para o motorizado. O subwoofer amplificado normalmente tem um amplificador embutido e pode fornecer melhor efeito de som, pois consome energia suficiente da fonte de alimentação externa e não consome muita energia do amplificador / receptor. Também tem outra vantagem. O amplificador pode fornecer a maior parte de sua potência para outros alto-falantes, pois não precisa fornecer muita potência para o subwoofer. Portanto, o subwoofer amplificado é a melhor opção.

Passo 2

Ele contém uma porta ou radiador? Alguns subwoofers contêm uma porta adicional que oferece melhor resposta de graves do que uma caixa completamente selada. Alguns outros subwoofers não contêm uma porta, mas possuem um radiador passivo. Este radiador passivo, além do alto-falante, melhora a precisão do som.

Etapa 3

Qual tamanho? Os subwoofers são medidos pelo tamanho de seus drivers. Eles são medidos em polegadas. Os tamanhos mais comuns são 8", 10", 12", 15" e 18". Os tamanhos menos comuns são 5,5", 7" e 20".

O 8" é o menor dos tamanhos básicos. O subwoofer de 10" é menos comum e está disponível com alguns amplificadores. Muitos subwoofers de 10" custam semelhante a 12". 12" é provavelmente o tamanho de subwoofer mais comum e ideal. 15" é mais caro do que subwoofers de 12" e é adequado para salas muito grandes. 15" pode ser grande para home theaters comuns.

Se você tiver alto-falantes surround pequenos de 10 centímetros, opte por um subwoofer pequeno de 20 cm. Se você tiver alto-falantes surround maiores, compre um subwoofer maior, com tamanho de 10 a 31 cm. 31 cm são suficientes para salas de tamanho inferior a 1500 pés cúbicos.

Passo 4

É compatível? Alguns subwoofers podem não funcionar bem com outras caixas acústicas de outro fabricante. Nesse caso, tente conectar os modelos correspondentes do subwoofer do mesmo fabricante.

Etapa 5

Quanta classificação de potência? Não confie nas classificações 'dinâmico' ou PMPO (Peak Music Power Output ou Peak Momentary Performance Output). Se você quiser medir as capacidades reais de potência, compare as classificações de potência 'contínua' ou RMS (Root Mean Square) expressas em 'watts'.

O efeito de som de um subwoofer depende da potência fornecida a ele
O efeito de som de um subwoofer depende da potência fornecida a ele.

Os requisitos de nível de energia variam de acordo com a pessoa e também com o tamanho da sala. Portanto, escolha o nível de potência nominal de acordo com seu interesse e o tamanho da sala onde você vai colocá-lo. No entanto, uma classificação de potência na faixa de 75-150 watts é suficiente para um bom home theater. O subwoofer deve ser capaz de lidar com o nível de potência nominal do amplificador.

Etapa 6

Disparo lateral / disparo frontal ou disparo no chão: os subwoofers de disparo lateral têm um ou vários drivers que disparam para o lado. A maioria deles tem apenas um driver grande na frente e uma porta de graves na parte traseira. Como a porta de graves fica na parte traseira, mantenha-a próxima à parede ou no canto com a frente voltada para você. É porque o baixo reflete nas paredes e você obtém uma resposta de som melhor e mais poderosa. É mais adequado para salas pequenas.

Os subwoofers de disparo no solo têm um driver voltado para o solo. Portanto, em vez de disparar em sua direção, o subwoofer simplesmente dispara o baixo em direção ao solo. Na verdade, isso preenche toda a sala com quase a mesma quantidade de graves e melhor combinados com a música de outros alto-falantes. Mas precisa de superfícies muito duras ou madeira dura no chão para um melhor desempenho. Os tapetes no chão afetam o desempenho deste tipo de subwoofer.

Os subwoofers de disparo duplo geralmente contêm um driver de disparo lateral e um driver de disparo no chão. O acionador de disparo lateral emitirá graves diretamente para você, enquanto o acionador de disparo no chão irá encher a sala com graves. Um subwoofer de disparo duplo pode emitir graves suaves excelentes, mas é muito caro. Às vezes, ele dá uma resposta melhor quando colocado diretamente atrás de sua área de visualização.

Etapa 7

Onde colocá-lo? O subwoofer pode ser colocado em qualquer lugar da sala. No entanto, o desempenho geral depende do tamanho da sala, acabamento da parede, tipo de piso, mobília, etc. O melhor lugar para um subwoofer é entre os dois pares de alto-falantes frontais. Se houver um alto-falante central, coloque o subwoofer à esquerda ou à direita do alto-falante central. Você também pode posicionar o subwoofer no canto frontal da sala. Ajuste o controle de fase no subwoofer para obter o melhor efeito sonoro geral na sala.

Etapa 8

O que é frequência de crossover? É a frequência de corte do subwoofer. Entendi? Isso significa que o subwoofer reproduz apenas o som abaixo dessa frequência de crossover. O som acima desta frequência é emitido por outros alto-falantes do sistema. Muitos receptores AV possuem configurações de crossover interno para seu subwoofer relacionadas ao tamanho de outros alto-falantes. Isso ajuda a dividir a carga de graves com os alto-falantes principais, pois o subwoofer precisa apenas produzir as frequências de graves mais baixas. Um bom subwoofer tem frequência de crossover normalmente em torno de 80 Hz. Essa frequência é geralmente definida um pouco acima das frequências mais baixas produzidas pelos alto-falantes principais, por tentativa e erro.

Alguns subwoofers têm a opção de selecionar a frequência de cross-over em uma faixa de valores. Você pode tentar configurações diferentes que se adaptam a todo o sistema. O manual pode lhe dar algumas dicas sobre como definir o crossover para um subwoofer específico.

Evite definir a frequência de crossover muito baixa ou alta. Definir muito baixo pode criar um intervalo entre as frequências entre o subwoofer e os alto-falantes principais. Definir como alto forçará o subwoofer a emitir sons que não foi projetado para fazer e tornará o som sujo. Se você tiver um alto-falante principal grande com boa resposta de graves, 60-80 Hz é bom. Se você tiver alto-falantes pequenos com menos de 8", 80-120 Hz é melhor.

Etapa 9

Controle de fase: O controle de fase ajuda as ondas sonoras provenientes do subwoofer a serem sincronizadas com as dos alto-falantes principais.

Siga estas etapas simples para definir o controle de fase.

  • Inverta as conexões dos alto-falantes principais (conecte o fio preto ao terminal vermelho e o fio vermelho ao terminal preto).
  • Sente-se na sua posição normal de audição e toque alguma música com uma boa linha de baixo.
  • Peça a ajuda de alguém para ajustar o controle de fase no subwoofer até ouvir o mínimo de graves.
  • Deixe a configuração de controle de fase lá.
  • Altere as conexões dos alto-falantes e conecte os fios dos alto-falantes corretamente. Agora você ouvirá quase todo o baixo do subwoofer.

Se as frequências graves dos alto-falantes principais forem canceladas pelas do subwoofer, mude a fase em 180 graus para eliminá-la.

Se o seu subwoofer não tiver um controle de fase, coloque-o bem próximo a um dos alto-falantes principais para que o som seja sincronizado.

Seja blindado: não mantenha nenhum alto-falante ou subwoofer sem blindagem próximo a uma TV do tipo CRT. O alto-falante não blindado cria um campo magnético que quase destrói o tubo de imagem da TV. Se você tiver uma TV do tipo CRT e planeja colocar os alto-falantes próximos a ela, compre apenas alto-falantes blindados.

Verifique antes de comprar. É importante testar o subwoofer e outros alto-falantes do sistema antes de comprar. Leve consigo alguns dos melhores DVDs ou CDs com bastante baixo para testar vários subwoofers antes de escolher o certo para você.

Artigos relacionados
  1. Como consertar o fusível do amplificador de guitarra?
  2. Como consertar seu amplificador de guitarra?
  3. Como montar uma TV na parede?
  4. Como instalar alto-falantes de teto?
  5. Fazendo antenas de TV: construa uma antena de televisão caseira
  6. Como configurar alto-falantes surround?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail