Como solucionar problemas de alto-falantes estéreo do carro?
Luciana Correia de Araújo
• 4 min de leitura
Para alguns de nós, o som do carro é o dispositivo eletrônico mais importante que usamos durante todo o dia. Talvez esteja começando o dia com as pontuações da noite anterior ou atualizações do trânsito, notícias ou apenas algumas de suas músicas favoritas. Talvez seja ouvir um livro gravado durante a longa viagem até a cabana de tia Tilly na floresta. Eu não saberia realmente, eu acordo tarde e não fui convidado para a cabana desde aquele infeliz incêndio... digressão. De qualquer maneira que você olhe para isso, se de repente não fizesse nenhum barulho ou começasse a soar como um silvo, pilha confusa de... fuzzy, coisa sibilante, você iria perdê-lo.
Se um destino tão horrível se abater sobre você e seu aparelho de som, podem ser seus alto-falantes que estão causando problemas. Aqui estão algumas maneiras de testar seus alto-falantes e outras partes do sistema para determinar seu problema.
Encontre a origem do problema. A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir se é até mesmo o alto-falante que está causando o problema. Encontre o cabo que conecta os alto-falantes ao aparelho de som e ao amplificador. Desconecte o cabo que conecta o estéreo ao amplificador, deixando os alto-falantes conectados ao amplificador. Se ainda houver algum tipo de ruído, o amplificador pode ser o culpado. Se não houver nenhum, reconecte tudo e desconecte o cabo do rádio. Agora, se houver ruído, provavelmente o cabo é a fonte. Se for esse o caso, basta obter um novo cabo.
Verifique se o seu alto-falante está "queimado". Para isso, devo consultar um artigo que escrevi anteriormente sobre o assunto. Considerado por muitos, incluindo minha mãe, um dos melhores documentos sobre o assunto até hoje, contém algumas dicas e testes para ver se você tem um alto-falante "estourado". Se for esse o caso, então você está sem sorte e precisa substituir o alto-falante.
Verifique se o alto-falante está tocando o solo. Antes de prosseguir, verifique se todos os componentes do som do carro estão devidamente aterrados e presos ao chassi. Um alto-falante que está tocando o solo emite um ruído surdo repetitivo. Para ver se este é o caso, desconecte todos os alto-falantes do amplificador. Pegue um alto-falante que você sabe que está em boas condições de funcionamento e conecte-o a cada uma das saídas, uma de cada vez. Se o ruído continuar, é o amplificador. Se o ruído parar, reconecte cada alto-falante, um de cada vez até ouvir o ruído - esse é o alto-falante com defeito.
Verifique os cabos dos alto-falantes. Usando um voltímetro eletrônico, verifique a continuidade dos cabos dos alto-falantes colocando um fio em cada extremidade do cabo. Se houver uma interrupção na continuidade, é porque o cabo está com defeito.
Certifique-se de que seus alto-falantes sejam compatíveis com o restante dos componentes estéreo. Muitas vezes, os fabricantes de alto-falantes gostam de aprimorar seus recursos. O problema é que eles estão sendo enganosos e seu produto é muito fraco para lidar com a potência de saída de alguns aparelhos de som. Mesmo pouca energia pode danificar um alto-falante ou, pelo menos, fazer com que tenha um som ruim.
Verifique se os alto-falantes estão conectados com segurança. Um alto-falante montado incorretamente pode parecer horrível. A vibração e o zumbido de alguns alto-falantes podem ser interrompidos simplesmente aparafusando-os um pouco mais apertados. Um bom truque é usar um pouco de tecido ou borracha para colocar entre a estrutura do alto-falante e o interior do carro. Isso cria um amortecedor para ajudar com as vibrações.