Um eletroímã é um tipo de ímã que cria um campo magnético ao fazer passar um fluxo de corrente elétrica por um fio. Este é o mesmo conceito por trás de quase todos os aparelhos eletrônicos em uso hoje em dia. Imagine um mundo sem televisores que nos mantêm bem informados, rádios que nos mantêm relaxados e computadores que nos mantêm ocupados. Na verdade, todos nós temos muito a agradecer.
Feira de ciências chegando
Você quer ensinar seu filho sobre eletroímãs? Haverá uma feira de ciências em breve? Se sim, por que não ajudá-lo a fazer seu próprio eletroímã para exibir seus amigos na escola? Continue lendo para saber como.
Prepare os materiais. Os materiais necessários para fazer um eletroímã caseiro são os seguintes: uma pequena chave de fenda ou qualquer aparelho portátil, um metro de fio de cobre, parafusos ou qualquer pequeno objeto de metal, um pequeno descascador de fios e uma bateria de 9 volts.
Enrole o aparelho. Para começar a fazer seu eletroímã, pegue uma chave de fenda ou qualquer aparelho portátil que você queira usar, desde que tenha uma parte de metal. Pegue seu fio de cobre. Deixe cerca de 13 centímetros antes de começar a cobrir a parte metálica. Continue enrolando o fio de cobre ao redor da peça de metal até cobri-la inteiramente. Deixe mais 13 centímetros em sua cauda.
Extremidades da tira. Uma vez feito isso, pegue as pontas e use um descascador de fios para expor cerca de 2,5 cm de fios abaixo de cada ponta.
Conecte as pontas. Depois de expostos, conecte os fios à bateria, pois a bateria de 9 volts servirá como fonte de alimentação. Você notará dois terminais na bateria. Pegue uma extremidade e conecte-a com o condutor positivo e a outra com o negativo. Certifique-se de prendê-los corretamente e deixá-los de lado por cerca de uma hora.
Enquanto espera. Se você está fazendo este projeto com seu filho, este é o melhor momento para explicar como funciona o eletromagnetismo. Ao definir este experimento como um exemplo, diga a ele que conectar os fios enrolados na chave de fenda à fonte de energia permitirá que a corrente elétrica flua através do fio, afetando assim a parte metálica da chave de fenda no processo e, assim, criando um campo magnético no essa mesma parte. A espera de uma hora é feita para fortalecer o campo magnético um pouco mais e para fazê-lo durar mais tempo.
Desconecte os fios. Quando a hora acabar, desconecte os fios presos aos terminais da bateria e desenrole o fio de cobre que cobre a chave de fenda. Agora se tornou um eletroímã. Teste-o espalhando parafusos ou pregos e tente pegá-los um por um. Você pode testá-lo em qualquer outro objeto de metal, como alfinetes de segurança e agulhas. Porém, lembre-se de que a força do eletroímã diminuirá com o tempo, mas você pode recarregá-lo a qualquer momento.
Dicas de recarga. Reúna o fio de cobre que você usou para este projeto e guarde-o até precisar recarregar. Siga o mesmo procedimento, mas desta vez use uma bateria diferente, pois a fonte de alimentação da bateria se esgotará.
E aí está, um eletroímã caseiro que seu filho pode aprender e se divertir ao mesmo tempo! Lembre-se de sempre praticar a segurança e nunca, em nenhuma circunstância, usar uma bateria potente como a de automóvel para evitar o risco de eletrocussão e incêndio.