Como estacionar em paralelo: instruções de direção?
Dr. Catarina Casanova Jr.
• 7 min de leitura
Aprenda a caber em vagas de estacionamento apertadas com essas dicas de estacionamento paralelo
Muitos de nós prosseguimos ao longo de nossas vidas ao dirigir (tendo sido totalmente reprovados na parte de estacionamento paralelo do teste da carteira de motorista) sem nunca dominar essa habilidade crucial de dirigir. Acabamos pagando taxas astronômicas de estacionamento apenas para evitar estacionar o carro na rua.
Bem, não mais disso! Quer você seja um adolescente ou um baby boomer, é hora de aprender como estacionar um carro em paralelo de uma vez por todas. Permita que estas instruções de direção sejam o seu guia.
Relaxar! Em primeiro lugar, você ainda pode passar no exame de atrás do volante, mesmo que não consiga estacionar em paralelo. No meu caso, não só mudei o carro para a frente e para trás muitas vezes para passar no teste de estacionamento paralelo, como também voltei a entrar no trânsito em marcha à ré. No final, tirei minha licença me concentrando em outras habilidades. A lição: relaxe! Não se curve sob a pressão. Para aprender essas habilidades, você precisa estar relaxado. Esteja você se preparando para um exame de direção ou já tenha sua carteira de motorista há anos, o primeiro passo é relaxar.
Comece devagar. O relaxamento pode não ser possível se você estiver aprendendo a estacionar em uma rua movimentada. Leve seu carro para uma rua que tenha um carro ocasional, mas o ritmo é menos frenético. Comece estacionando seu carro ao longo de um meio-fio vazio. Em seguida, tente estacionar em paralelo atrás de um carro que já está estacionado. Depois disso, tente estacionar seu carro entre dois carros. Apenas certifique-se de que há um amplo espaço entre eles primeiro. Conforme você domina cada etapa e fica mais confortável, tente estacionar em paralelo entre os carros que estão mais próximos um do outro. O que incomoda as pessoas é a presença de outros carros ao longo do meio-fio.
Agora que você está pronto, siga estas instruções (não se esqueça da seta!):
Assuma a posição. Para estacionar seu carro em paralelo atrás de outro carro ou entre carros, primeiro use a seta e pare ao lado do carro dianteiro até que os pára-choques traseiros estejam alinhados. Deve haver espaço suficiente para o comprimento do seu carro caber mais quatro a seis pés - um par de pés em cada extremidade para que você e seus vizinhos possam sair facilmente mais tarde. Você deve sempre voltar para uma vaga de estacionamento paralela. Certifique-se de que seu carro esteja paralelo ao carro da frente e a alguns metros dele. E certifique-se de que todos os seus espelhos estão ajustados para que você possa verificar seu progresso.
Prepare-se para voltar ao espaço. Com o pé no freio, coloque o carro em marcha à ré. Antes de fazer o backup, certifique-se de que não haja drivers em seu pára-choque. Se você usar sua seta e parar ao lado de outro carro, deve ser óbvio para eles que você está tentando estacionar em paralelo. Mas todos nós sabemos que alguns motoristas são totalmente alheios.
Configurando o ângulo, comece a se mover. Retire lentamente o pé do freio. Quando o carro começar a rolar para trás, vire o volante bruscamente na direção do meio-fio. Não existe uma regra definida sobre o quanto você tem que girar o volante. O conselho geral é girar o volante consideravelmente no início, talvez até o máximo que puder. Freqüentemente, quando há apenas um carro ao longo do meio-fio, você tem um amplo espaço atrás dele e não precisa girar muito o volante para posicionar o carro no meio-fio. Quanto mais espaço houver para estacionar atrás do outro carro, menos você precisará girar o volante. Se houver muito pouco espaço - seja devido a outro carro ou alguma outra obstrução - você deve girar o volante mais bruscamente. Cada carro tem um comportamento diferente, então a prática leva à perfeição.
Sem pressa; faça ajustes, se necessário. Conforme seu carro rola para trás, em direção ao meio-fio atrás do outro carro, fique à vontade para diminuir a velocidade ou parar completamente e examinar sua trajetória. Você sente que está muito inclinado? Tão pequeno? Você sempre pode colocar o carro em movimento e sair da vaga para dar a partida novamente.
Como você pode saber se o ângulo é bom? Em sua mente, projete seu carro para trás no ângulo atual. Onde o carro estará quando o pneu traseiro estiver a cerca de 30 centímetros ou menos do meio-fio? Mantendo esse ponto em mente, verifique quanto espaço você tem atrás de você a partir desse ponto e quanta folga você pode esperar ter na frente entre o nariz do seu carro e a traseira do carro dianteiro. Se você não fizer absolutamente nenhum ajuste em seu ângulo, este é o espaço que você terá para a fase final. Normalmente, ao examinar o ângulo, as pessoas fazem alguns ajustes. Uma boa orientação para iniciantes é parar quando a janela do passageiro da frente estiver quase no para-choque traseiro do outro carro. Se você começou girando o volante o máximo possível, deverá diminuir o ângulo neste ponto.
Verificando a frente e o verso. Conforme você se move, esteja constantemente ciente do que está acontecendo na frente e atrás do seu carro, use os espelhos retrovisores e mantenha os vidros limpos. Você deve certificar-se de que sua entrada em ângulo evitará que seu nariz arranhe o outro carro conforme você diminui seu ângulo para trazer o nariz para o espaço. Na parte de trás, certifique-se de que seu carro não colida com outro carro ou obstáculo, se houver.
O objetivo. No final, seu carro deve estar a cerca de meio pé do meio-fio e (surpresa) paralelo ao meio-fio. Certifique-se de que seu carro esteja a uma distância uniforme entre o carro da frente e o de trás para facilitar as saídas para todos.
Ajustes. Você pode descobrir que o espaço na frente do nariz do seu carro está diminuindo muito rapidamente para que ele role para longe do que está à sua frente. Você também pode ficar muito longe do meio-fio como resultado do ajuste, ou simplesmente incapaz de chegar ao espaço agora sem bater com um carro atrás de você. Se for o caso, puxe para fora e recomece, fazendo pequenos ajustes. Ao fazer isso, mantenha as seguintes regras em mente:
Quanto maior for a lacuna inicial entre você e o carro paralelo, maior será o ângulo inicial necessário.
Quanto menor for o espaço de estacionamento disponível, maior será o ângulo necessário.
Quanto mais tempo você rolar para trás antes de inclinar o carro, maior será o ângulo necessário.
Quanto menor for o ângulo inicial de entrada, maior será o espaço de que você precisará.
Se o seu carro tiver uma transmissão padrão, o fluxo será diferente de uma transmissão automática. Você terá que ser um pouco mais ativo com o pedal do acelerador.
Não seja impaciente - a experimentação faz parte do processo de aprendizagem. Observe as diferenças no estacionamento ao fazer esses ajustes. Pratique para situações em que estacionará no lado esquerdo ou direito da estrada - às vezes, você terá uma noção melhor de um lado ou do outro.
Para alguma perspectiva visual do processo, acesse o estacionamento paralelo nas imagens do Google.
Você diz que não tem coordenação motora para estacionar em paralelo? Isso vai melhorar com a prática e essas dicas de direção. Você diz que seu carro é muito grande para estacionar na cidade? Eu vi Hummers estacionados de forma limpa ao lado do meio-fio. Sempre escolha seus pontos com sabedoria - muitos apertos impossíveis podem abalar a confiança de qualquer pessoa. O segredo é praticar primeiro em ambientes calmos e, em seguida, passar gradualmente para situações cada vez mais tensas. Você descobrirá que esta técnica de estacionamento outrora assustadora se torna sua favorita.