Confuso, incompreendido, rebelde e agressivo são alguns dos adjetivos associados às adolescentes lésbicas. Embora muitas pessoas tenham ideias vagas sobre o que isso significa, um número ainda maior de pessoas não tem a menor ideia de como são controladas. Os adolescentes são difíceis de controlar e as lésbicas adolescentes são muito mais complexas de lidar. Então, quais são as coisas a fazer ao lidar com adolescentes lésbicas?
Certifique- se de que seu filho realmente sinta as coisas de que você suspeita. Há ocasiões em que os pais se precipitam em confrontar os filhos com base em suposições e baseadas em boatos ou suspeitas. Essa abordagem cria problemas. Uma adolescente é instável, na melhor das hipóteses, e se você a enfrentar sem remorso por seus sentimentos, os resultados podem ser devastadores para sua auto-estima e para seu relacionamento. Você tem que ter certeza de que ela é lésbica. Se não houver outra maneira a não ser confrontá-la, pelo menos deixe-a primeiro se estabelecer em uma situação muito mais calma. Fale com ela quando e onde ela se sentir confortável. Mostre seus vídeos ou filmes para que você possa perguntar se ela se sente da mesma forma em comparação com uma personagem lésbica no filme.
Ouço. Este gesto muito simples não é tão simples quanto parece. É preciso paciência e habilidade para ouvir. E não confunda ouvir com ouvir. Tanto quanto possível, ouça o que seu filho adolescente tem a dizer. Não se oponha a ela nem dê conselhos enquanto ela estiver expressando seus sentimentos. Você deve entender que ela espera ser ouvida. Não é fácil para ela se expressar totalmente, então deixe-a falar, a menos que ela precise que você diga alguma coisa. Quando você responder às perguntas dela, seja sincero. Não invente histórias, porque ela vai ver. É melhor admitir que você não sabe nada sobre a questão do que ser pego em uma mentira.
Mostre a ela que você entende. Compreender não é apenas dar sentido a qual é a situação. É também aceitar o que é. Então, quando você diz que a compreende, significa que a aceita como ela é. Isso ajuda a aliviar a ansiedade da adolescente, o que acabará por ajudá-la a se aventurar mais a respeito de sua atual preferência sexual. Mas se você sentir que ainda não está pronto para aceitá-la, você terá que dizer isso a ela. Você também pode precisar dizer que está disposto a explorar e aprender sobre o que ela deseja. Mostre a ela que você está tentando. Não a force a perseguir o que você deseja. Ela simplesmente se rebelará e colocará você fora do círculo de confiança dela.
Aprenda sobre isso. Questões como depressão, sexo e relacionamentos são algumas das questões mais relevantes para a homossexualidade. Para um pai que aceitou a natureza de sua filha lésbica, seria um erro deixar por isso mesmo. Os adolescentes ainda são adolescentes, independentemente de sua preferência. Ao contrário dos adultos, você ainda precisa orientá-la, e não saber nada sobre isso não o ajudará a lidar com ela. Você pode perguntar a seus colegas, pesquisar livros e galerias ou procurar na Internet informações que possam ajudá-lo.
Uma adolescente lésbica pode ser apenas mais uma criança loira ou morena com uma atitude diferente. Você não precisa tratá-la de uma maneira especial, mas precisa saber algo sobre isso como parte de seu papel de adulto.