Como instalar uma tela do projetor no home theater?
Leonardo Vítor Neves de Machad
• 4 min de leitura
Os componentes do sistema de home theater não são baratos e as telas do projetor custam muito caro. Também não são fáceis de instalar, principalmente os que podem ser retraídos mecanicamente. Por serem muito sujeitos a danos, você pode optar por contratar um profissional para instalá-los, o que obviamente acarreta um custo adicional. Existe uma alternativa mais barata do tipo faça você mesmo, que é simplesmente pintar a tela na parede. Embora isso pareça retrair alguma sofisticação ou elegância do seu sistema de home theater, se feito corretamente, você pode nem notar a diferença. Veja como você pode instalar sua própria tela de projetor no home theater.
1. Escolha a sala, a parede específica e defina a localização do projetor.
Antes de iniciar qualquer coisa, você terá que definir em qual sala ficará o home theater. De preferência, deve ser uma sala onde você possa controlar a quantidade de luz de fora pode entrar. Como você só pintará a tela, também terá que escolher cuidadosamente qual parede servirá como tela do projetor. Para definir a localização do projetor, pode ser necessário fazer algumas tentativas e erros para descobrir a distância certa da parede e a montagem adequada.
2. Estabeleça a proporção da tela do projetor.
Transmissões de TV digital
A proporção da imagem refere-se ao comprimento e largura da tela e depende da proporção da tela do projetor. A maioria das mídias de alta definição, sejam de DVDs ou de transmissões de TV digital, agora usam a proporção de tela ampla que é 16: 9, largura horizontal e comprimento vertical. É você quem decide o comprimento e a largura que deseja que a tela tenha, desde que corresponda ao tamanho da tela que sairá do projetor. Para ter certeza de que sim, siga as proporções de 16: 9.
3. Marque o local na parede escolhida.
É importante fazer este trabalho com precisão, pois será uma característica semipermanente da sala. Você não gostaria de assistir a um filme em uma tela assimétrica e, como a tela é pintada, você não poderá ajustar sua orientação. Para ser o mais exato possível, você pode marcar a tela ligando o projetor a partir de sua montagem estabelecida. Você pode seguir as bordas da tela e usar um nível para fazer marcas nas bordas. Verifique e use uma fita métrica para confirmar se você tem as dimensões corretas. Meça também as diagonais para saber se os cantos são exatamente perpendiculares. Depois, você pode colocar fita adesiva nas bordas e cantos para obter bordas retas quando começar a aplicar a tinta.
4. Escolha a cor certa para sua tela.
Tinta látex regular para interior
Agora é a hora de escolher a cor e isso é fundamental para que a qualidade da tela não seja comprometida. O equívoco comum é que o branco seria a melhor cor, mas isso pode diminuir a definição de elementos de cor escura na tela. Um tom de cinza claro é realmente preferível, pois pode definir cores claras e escuras. O acabamento pode ser semibrilhante ou acetinado. Evite usar um acabamento brilhante, pois isso tornará a tela muito reflexiva. Na verdade, existem tintas especiais para telas de projetores, mas são muito caras. Alguns entusiastas do faça-você-mesmo relatam que a tinta látex normal para interiores serve.
Não comprometa o seu trabalho usando um rolo barato. Compre um de alta qualidade, de preferência um rolo de cochilo de 0,60 cm. Quando você começar a aplicar a tinta, esteja atento para aplicá-la uniformemente. Evite o rolamento excessivo, pois isso tornará a textura de certas áreas da tela diferente de outras, e isso será perceptível e pode afetar a qualidade da exibição.
6. Pinte uma moldura ao redor da tela.
Preto liso
Uma moldura fará com que a tela pintada se pareça mais com uma tela, pois define suas bordas em relação ao resto da parede. A moldura deve absorver a luz, então o preto plano é a melhor cor para usar aqui. Use as mesmas técnicas de medição e marcação que você usou para pintar a tela. Certifique-se de que a moldura esteja ao redor das bordas da tela e não sobre ela para que a tela mantenha suas dimensões. Uma polegada ou menos bastará para a espessura da moldura.
Além de economizar seu orçamento, uma tela de projetor pintada não vai quebrar nem rasgar. Afinal, é realmente a parede. Além de ocasionalmente limpar a poeira da superfície, nenhuma outra manutenção ou reparo precisa ser feito.