Como compreender as aplicações do sensor magnético?
Dr. Emílio Simon Santacruz Fil
• 3 min de leitura
De casas a carros, restaurantes, cafés e shoppings, existem algumas coisas que nós realmente não notamos, mas estão lá. Um exemplo disso é o magnetismo. Existem muitos tipos de dispositivos magnéticos que usam a atração normal e os movimentos de repulsão dos pólos magnéticos em seu benefício. Alguns deles são usados no transporte, como um Maglev. Alguns são usados na medicina, como ressonâncias magnéticas, e há até mesmo novos avanços na iluminação de sua casa, como uma luz magnética, que desafia a gravidade ao levitar de um dispositivo magnético. Isso dá um toque muito moderno à sua casa. Um exemplo de dispositivo magnético é um sensor magnético. Esses sensores têm muitos usos, e aqui estão alguns deles.
Termografia e infravermelho. Um tipo específico de sensor magnético é o sensor eletromagnético. Esses dispositivos usam eletricidade para estimular os ímãs a fazer uma variedade de coisas. Um tipo de uso de sensores eletromagnéticos são os termógrafos. A termografia transforma sensores eletromagnéticos em sensores infravermelhos. Esses tipos de sensores podem detectar calor que emana de outros objetos com pouca luz ou quando há coisas no meio. A radiação que eles detectam é útil em busca e resgate, especialmente em situações de terremoto onde vidas podem estar em jogo e explodir os escombros. Sensores infravermelhos também são úteis no recebimento de dados. Eles podem sentir a radiação do espectro eletromagnético e dizer aos receptores especialmente feitos para aceitar os dados que estão sendo enviados.
Magnetômetros e posicionamento global. Em geofísica, magnetômetros são usados para encontrar depósitos de ferro bem no fundo da terra, eles também podem ser usados em arqueologia para encontrar cidades enterradas, destroços de navios e, para os militares, um sensor de anomalia magnética é usado para detectar submarinos. Sensores magnéticos também são usados em bússolas. Ao contrário das bússolas de agulha normais, as bússolas de sensores magnéticos são usadas para apontar diretamente para o norte magnético da Terra, alguns chips irão corrigir isso para realmente apontar para o Pólo Norte. Essas coisas podem ser compradas na Honeywell Magnetic Sensors, cujo site está localizado em magneticsensors.com. Eles também têm esquemas em formato pdf.
Sensores de proximidade. Os sensores de proximidade são capazes de detectar objetos sem fazer contato físico com o objeto. Em vez disso, eles usam o campo magnético de cada objeto, especialmente objetos ferromagnéticos. Os interruptores de proximidade são normalmente fechados, o que os torna úteis debaixo d'água. Eles só são abertos pela presença de um ímã, que fecha ou abre (dependendo do modelo) um circuito. Isso é muito útil na exploração espacial, pois a gravidade pode afetar algumas das correntes; no entanto, o magnetismo é um elemento permanente. Sensores de proximidade também são usados em aeroportos e carros. Em aeroportos, sensores de proximidade são usados para verificar se há objetos metálicos em uma pessoa. Por questões de segurança, as pessoas têm que passar por um sensor magnético para ver se estão trazendo algum objeto metálico não reclamado a bordo. Isso é muito perigoso para o avião e para o passageiro, pois a pessoa pode ter má vontade para com os passageiros do avião. Além disso,como objetos metálicos podem interferir na instrumentação mais delicada do avião, a maioria não é permitida.
Na verdade, existem muitas aplicações de sensores magnéticos e isso não impediu ninguém de pensar em mais. Os sensores magnéticos nos ajudam a encontrar o óleo precioso, nos dizem para onde ir e onde estamos, e também nos ajudam a salvar e proteger vidas. Os ímãs tornam nossa vida mais fácil, mais confortável e nos ajudam a priorizar as coisas que realmente queremos fazer.