Se você sonha em começar a próxima rede Starbucks, então há várias coisas que você precisa fazer para poder abrir sua própria cafeteria. A indústria do café está crescendo e há muito dinheiro a ser ganho fornecendo aos clientes sua xícara de café diária. Como uma xícara de café pode literalmente ter uma margem de lucro de até mil por cento, é muito fácil recuperar seus custos e obter lucro.
Encontre um ótimo local. O sucesso de qualquer negócio baseado no cliente reside na localização do negócio. Você precisa de uma área com tráfego intenso de pedestres, de preferência próxima a uma área residencial ou comercial. Sua localização é fundamental para atrair muitos clientes, gerar interesse e visibilidade para o seu negócio e vender xícaras de café suficientes para cobrir seus custos. Você pode querer algo que tenha uma frente para a rua para que os pedestres possam entrar facilmente ou as pessoas com animais de estimação possam relaxar ao ar livre. Sua localização deve levar em consideração a acessibilidade das vagas de estacionamento, possuindo ampla área de estar e de trabalho, bem como o acesso a lavabo, depósito e água potável.
Aprenda a ser um barista. Você precisa conhecer as cordas do negócio. Aprenda a fazer lattes e a trabalhar como máquina de café expresso. Crie suas próprias misturas de café, mas você também deve servir clássicos como macchiato, expresso e cappuccino. Você pode aprender facilmente essas habilidades em um curso certificado ou em sua faculdade comunitária local.
Faça um plano de negócios detalhado. Depois de saber como fazer café e ter uma ideia onde vai abrir uma loja, é hora de anotar as coisas. Pense em um nome para sua loja e anote o máximo possível de detalhes relativos ao seu negócio. Indique suas previsões de vendas e outras projeções de crescimento. Você também precisa identificar seu mercado-alvo e dividir o custo inicial. Se você está emprestando dinheiro do banco para começar, seu plano de negócios deve ser incluído no processo de inscrição.
Legalize sua papelada. Obtenha as licenças comerciais adequadas e registre sua empresa conforme necessário. Você também deve obter todas as licenças e autorizações de saneamento básico. Se você deseja registrar sua empresa, basta ir à Câmara de Comércio local ou à prefeitura para obter a lista de requisitos para iniciar seu negócio.
Compre seu equipamento. Depois de ter o dinheiro e o local seguros, você pode construir sua loja. Contrate um designer para dar à sua loja a vibração e a sensação que você deseja alcançar. Além dos equipamentos e materiais de que precisará, também precisará de seu estoque inicial, bem como de outras coisas de que precisa para servir as bebidas, como xícaras, guardanapos e distribuidores. Você também precisará de móveis para sua loja.
Faça o seu plano de menu. Enquanto a construção está em andamento, você já deve estar planejando o que irá servir aos seus clientes. Além de chá e café, considere doces e lanches leves, como sanduíches e massas? Se você não planeja assá-lo sozinho, encontre uma forma de terceirizar esses itens para que possa se concentrar na preparação do café.
Contrate as pessoas certas. O sucesso do seu empreendimento dependerá do sistema de suporte que você possui. Contrate pessoas que estejam dispostas a trabalhar em horários estranhos, mas que tenham uma personalidade agradável e amável. Além de ter as habilidades adequadas para fazer café, seu pessoal deve ser capaz de lidar com estoques, receber entregas e lidar com dinheiro e transações monetárias.
Ofereça produtos de boa qualidade
O início deste negócio dependerá da rapidez com que você encontrar um local e se você tem dinheiro para financiar seu empreendimento. Não se sinta pressionado a se precipitar, pois isso pode exigir muito capital. No entanto, uma vez que você constrói você abre suas portas e constrói sua base de clientes, seu sucesso está em ser capaz de oferecer produtos de boa qualidade a preços excelentes e um ótimo serviço. Boa sorte!