As fitas de vídeo costumavam ser a norma na gravação de vídeos e na exibição de vídeos caseiros. No entanto, eles foram substituídos por discos óticos, particularmente DVDs e a tecnologia BluRay ainda mais recente. Os discos ópticos são uma forma muito melhor de armazenamento, porque não dependem de magnetismo, ao contrário das fitas de videocassete, que podem ser sujeitas a campos magnéticos. Além disso, as fitas de vídeo são propensas a formar fungos e bolor se deixadas em ambientes escuros e úmidos.
Uma boa maneira de salvar seus vídeos e gravações em videocassetes é arquivá-los em mídia ótica. No entanto, você precisará conectar o videocassete ao computador para salvá-los no formato digital e gravá-los em DVDs para uso posterior.
No entanto, nem todos os computadores possuem entradas que suportam videocassetes. Você terá que comprar um periférico adicional, que permite a entrada de áudio e vídeo de fontes analógicas como um videocassete.
O que você vai precisar
Seu computador
TV analógica ou sintonizador de vídeo ou dispositivo de captura.
Seu videocassete
Cabos compostos RCA
Como fazer isso
Procure um dispositivo de captura de vídeo compatível com o seu computador. Você precisará verificar as especificações do seu computador para saber se ele é poderoso o suficiente para lidar com a captura e processamento de vídeo. Você também precisará verificar o espaço do seu disco rígido, se ele é grande o suficiente para processar vídeos e armazená-los após a conversão. Você pode verificar isso clicando com o botão direito em Meu Computador e clicando em Propriedades.
Os dispositivos de captura de vídeo são normalmente vendidos por 37€ ou menos. Você pode procurar marcas populares como ATI. Certifique-se de que o dispositivo de captura de vídeo seja compatível com o seu computador. Alguns dispositivos só se conectam a uma porta PCI Express livre em seu computador desktop. No entanto, se você estiver usando um notebook, precisará de um dispositivo que se conecte por USB.
Instale os drivers do seu dispositivo de captura de vídeo e, em seguida, conecte-o.
Instale seu software de edição de vídeo favorito. Por exemplo, você pode experimentar o Adobe Premiere. No entanto, até mesmo o software de edição de vídeo embutido em seu PC ou Mac será suficiente.
Conecte seu videocassete ao sintonizador usando saídas RCA. O conector amarelo é para vídeo e o branco e vermelho são para áudio.
Execute o software para capturar vídeos de seu adaptador.
Em seguida, ligue o videocassete e insira a fita que deseja fazer backup ou assistir no computador.
Reproduza as fitas que você precisa de codificação. Ao pressionar o botão play, você já deve começar a gravar em seu PC.
Diferentes sintonizadores de TV exigirão softwares e configurações diferentes. Consulte o manual do usuário para saber como capturar melhor os vídeos de um videocassete para o computador.
Depois de gravar o vídeo em formato digital no computador, você pode compactá-lo em vários formatos que são armazenados mais facilmente em outra mídia. Depois de reduzir o tamanho do arquivo e convertê-los em formatos como.AVI e.MPG, você já pode copiar os backups em discos ópticos como DVDs.