Tem uma coleção de DVDs de valor inestimável? Bem, então você provavelmente conhece a sensação quando encontra um de seus discos no baú de brinquedos do junior, todo arranhado. Você provavelmente está preocupado que seu filme favorito tenha sido enviado para o limbo, deixando-o com uma caixa vazia para preencher na tela. Mas você não precisa se preocupar ainda. Você pode tentar remediar a bagunça primeiro com alguns produtos de prateleira que podem ajudar a remover esses arranhões.
Experimente reproduzir o disco. Se o disco ainda puder ser lido pelo aparelho, mas tiver sulcos profundos que o fazem pular, tente usar o computador para copiá-lo para um DVD-R vazio. As unidades de DVD do computador são quase iguais às dos aparelhos de DVD, mas como os aparelhos de DVD são usados mais amplamente, as lentes e outras peças podem já estar mais gastas do que as do computador. Mantenha o disco quebrado por perto, pois você pode não conseguir colocar a arte no disco copiado.
Interprete arranhões retos
Um arranhão direto pode ser compensado pelo laser do DVD. O software e o mecanismo de lente dos DVD players são projetados para interpretar arranhões retos como erros no disco. Na prática, os discos giratórios geralmente não são perfeitos, porque oscilam muito. A lente compensa isso flutuando e movendo-se rapidamente para cima e para baixo, mantendo uma distância especificada da superfície do disco para um desempenho ideal. Este sistema também permite compensar riscos retos.
Suavize os riscos. Algumas das ideias mais malucas podem funcionar, como usar pasta de dente e polidor de metal para suavizar arranhões profundos em um DVD. Usando um pedaço de pano de algodão limpo, aplique pasta de dente ou polidor de metal no disco, esfregando suavemente o arranhão do cubo interno para fora, e não em movimentos circulares. Faça o polimento com a pressão mais leve possível, pois muita pressão resultará em fricção que aquece o plástico, causando o aparecimento de rachaduras quando ele esfria rapidamente.
Limpe a seco
Use álcool. Obtenha um pouco de álcool ou álcool etílico, se possível, para remover vestígios do composto de polimento e seque com algodão. Não se preocupe com os muitos arranhões que podem ter resultado de toda a fricção, pois eles serão, novamente, compensados pelo laser do DVD player.
Copie o disco para um DVD-r em branco. Se um disco ilegível funcionar novamente, faça uma cópia imediatamente para fins de arquivamento. Você terá então um disco original com a arte original para exibição e um disco de cópia que pode ser usado para assistir sem os irritantes saltos e pausas.
Se você está preocupado com a possibilidade de sua coleção de DVDs ficar arranhada, você pode realmente copiar cada um deles em DVD-Rs virgens, para que você ainda tenha uma boa cópia, em qualquer eventualidade. Lembre-se de que copiar DVDs e CDs originais e vendê-los é pirataria. Mas é uso justo para um usuário final manter cópias de DVDs e CDs que já possui, para fins de arquivamento.