Como amamentar depois de uma cesariana de emergência?
Enzo Davi Brito de Marques
• 3 min de leitura
Toda mãe grávida espera um parto rápido e fácil. No entanto, às vezes, pode haver uma situação médica que exija o parto de seu bebê com uma cesariana não planejada. Se isso acontecer com você, ter uma cesariana de emergência não significa que você não pode amamentar seu bebê.
Aqui está o que você precisa fazer para que ainda possa amamentar seu bebê, mesmo após uma cesariana.
Faça o compromisso de amamentar. Amamentar não é fácil. Pode ser doloroso e difícil, especialmente durante as primeiras semanas. Se você deseja amamentar seu bebê, deve se comprometer com isso. É muito mais fácil fazer uma mamadeira com fórmula infantil para seu filho, mas não será tão nutritivo quanto seu leite materno. Faça o compromisso por seu filho. É apenas outra parte altruísta da maternidade.
Segure seu bebê perto de você o mais rápido possível. Para amamentar após uma cesariana, coloque seu bebê nos braços assim que puder. Embale o bebê nos braços, mesmo quando estiver deitado, para que possa posicioná-lo corretamente e se preparar para pegar no colo.
Aprenda a pegar seu bebê corretamente. Obter uma boa pega é crucial para o sucesso da amamentação. A boca do bebê deve ocupar todo o mamilo e a aréola ao redor para ter uma boa pega. Se o seu bebê não estiver agarrado ao mamilo corretamente, você pode ficar com os mamilos doloridos e seu bebê não será capaz de extrair o leite de sua mama com eficiência. Isso pode exigir várias tentativas, mas continue.
Continue amamentando até ter estabelecido um bom suprimento de leite. Você deve amamentar de forma consistente para ter sucesso nisso. É fundamental que você continue tentando, mesmo que seu bebê pareça estar agitado. As primeiras duas a quatro semanas de amamentação serão as mais dolorosas e difíceis, especialmente os três dias após o parto, quando seus seios ficam inchados. Após seis semanas, seu suprimento de leite materno deve estar bem estabelecido e todas as dores serão coisa do passado.
Se cuida. Uma cesariana de emergência pode destruir suas emoções e prejudicar seu bem-estar físico. Deixe de lado qualquer culpa ou receio sobre seu plano de parto "imperfeito" e concentre-se em seu lindo filho. Permita-se um tempo adequado para descansar e vestir sua pasta conforme necessário. A amamentação realmente ajudará você a curar mais rápido, pois promove contrações no útero. Tome analgésicos conforme necessário e use cremes para os mamilos para aliviar os mamilos doloridos.
Peça ajuda a um especialista em lactação. Se você não conseguir fazer seu bebê pegar ou mamar corretamente, peça a uma enfermeira para lhe ensinar como. Você também pode falar com seu médico ou qualquer uma das voluntárias de lactação no hospital ou clínica. Você também pode entrar em contato com a Liga La Leche para obter ajuda e apoio de outras mães que amamentam.
Amamentar o seu filho proporciona ao seu bebê os melhores nutrientes, vitaminas e anticorpos que o seu corpinho precisa. Você não está apenas ajudando a garantir que seu bebê seja saudável e forte, mas também ajuda a lucrar, já que a amamentação é gratuita. Faça um esforço para amamentar seu filho o maior tempo possível.